Arquitecturas pintadas

Figuração pós-conceptual espanhola

 

De 12 de outubro a 29 de dezembro de 2019

Curadoria de Juan Cuéllar e Roberto Mollá

Centro de Arte e Cultura, Piso 2 

De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 

Bilhete conjunto exposições: 2,00 € 

Entrada livre ao domingo e nos dias de atividades paralelas às exposições

 

Apresentada em Berlim, Varsóvia, Praga e Bucareste entre 2017 e 2018, a exposição Arquiteturas Pintadas — produzida pelo Ministério da Cultura e Desporto Espanhol em colaboração com a Direção Geral de Cultura e Patromónio da Região Valenciana — foi convidada a continuar o seu caminho em Portugal, no âmbito do programa Mostra Espanha 2019. Esta exposição coletiva, comissariada por Juan Cuéllar e Roberto Mollá, inclui trabalhos de 17 artistas contemporâneos, pertencentes ou com afinidades à Figuração Pós-conceptual. Estes artistas reivindicam a superfície pictórica como espaço de liberdade e como suporte adequado para realizar o que conceberam, com toda a independência. Eles servem-se habitualmente da pintura como moldura, objeto ou cenário das suas ideias.

Uma boa parte da estratégia criativa deste grupo de artistas baseia-se na fricção e no diálogo com linguagens e épocas diversas. A arquitetura, o desenho, o urbanismo e a pintura percorrem habitualmente um mesmo caminho olhando-se, como corredores de fundo, sempre de soslaio. Nesta exposição mostra-se um pouco desse caminho percorrido em conjunto, através de pinturas e desenhos, além de uma instalação tridimensional do artista Nelo Vinuesa e de uma videoprojeção da artista Teresa Tomás.

 

A exposição apresenta obras de:

Ángel Mateo Charris, Marcelo Fuentes, Dis Berlin, Damián Flores, Carlos García Alix, Paco De la Torre, Teresa Tomás, Joël Mestre, Roberto Mollá, Jorge Tarazona, Fernando Martín Godoy, Elena Goñi, Juan Cuéllar, Guillermo Peñalver Fernández, Nelo Vinuesa, Gonzalo Elvira, Chema Peralta

 

 

 

CONSULTE AQUI O CATÁLOGO / DESCARREGUE ABAIXO A BROCHURA DA EXPOSIÇÃO

 

 

 

 

Mais informações sobre o programa Mostra Espanha 2019

 

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: