A (im)permanência do Ser

Diálogos entre Arte e Ciência

© Fundação Eugénio de Almeida | Marta de Menezes

English HERE

 

No ano letivo de 2019/2020, o Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida desafia a artista Marta de Menezes para desenvolver um projeto com a comunidade que visa promover e aprofundar o cruzamento entre arte e ciência através de uma metodologia informal e experimental.

Neste projeto, intitulado A (im)permanência do Ser: diálogos entre Arte e Ciência, convidamos públicos escolares, universitários e adultos a estabelecer um diálogo direto e a explorar temas como bio-arte, identidade, manipulação genética ou ADN.

Mensalmente serão realizadas 2 sessões: uma dedicada às crianças e jovens (14h00) e uma outra especialmente dirigida ao público universitário e público em geral (17h00), orientada pela artista Marta de Menezes, também disponibilizada online.

Este projeto é elaborado em parceria com a Associação Cultivamos Cultura / Diana Aires e Ricardo Guerreiro Campos.

Participação gratuita, mediante inscrição AQUI

 

SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO, COM A ARTISTA MARTA DE MENEZES

9 DE OUTUBRO | 14H00 

 

27 DE NOVEMBRO

Diálogos entre arte e ciência I: Corpo-Nuvem

Obra: Innercloud

Questões: Onde estamos?

Aprendemos sobre: Genética e Epigenética, Evolução, Darwinismo e Evo-Devo, extração de ADN

 

11 DE DEZEMBRO

Diálogos entre arte e ciência II: Frente-a-frente

Obra: Proteic Portrait / Functional Portraits / Anti-Marta

Questões: Quem somos? Cérebros vs. células, Cultura ou decisão

Aprendemos sobre: Cérebros vs. células, Cultura ou decisão, imunologia, imagiologia médica, proteomics

 

8 DE JANEIRO

Diálogos entre arte e ciência III: Artificial?

Obra: Nature? / Truly Natural

Questões: Como decidimos?

Aprendemos sobre: Manipulação genética, Manipulação não-genética, Critérios e ética, Biologia evolucionária

 

12 DE FEVEREIRO

Diálogos entre arte e ciência IV: Manta / cartografia da memória

Obra: Origin of Species / Post Evolution / Corn

Questões: De onde vimos?

Aprendemos sobre: De-extinção, Viagem no Tempo, Novos organismos vs. velhos organismos, Engenharia genética

 

11 DE MARÇO

Diálogos entre arte e ciência V: Corpo-a-corpo

Obra: Origin of Species / Post Evolution / Drosophila/Wolbakia

Questões: De onde vimos?

Aprendemos sobre: Identidade compósita, Entanglement, Novos organismos vs. velhos organismos, Edição genética

 

22 DE ABRIL

Diálogos entre arte e ciência VI: De volta a nós I

Obra: (Un)biased

Questões: O que somos? Quem somos?

Aprendemos sobre: Dados vs. informação, Conhecimento, Entanglement, Correlações, Material e significado

 

13 DE MAIO

Diálogos entre arte e ciência VII: De volta a nós II

Obra: Three of Knowledge

Questões: O que somos? Quem somos? Quem queremos ser?

Aprendemos sobre: Construir significados através do pensamento crítico, Extrapolação, Ficção e/ou ficção científica, Tecnologia e Técnica

 

24 DE JUNHO

Diálogos entre arte e ciência VIII: Reflexão final

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Serviço Educativo

T. 266 748 350

Email: servicoeducativo@fea.pt

 

 

 

Partilhar conteúdo: