Saudades dos Cartuxos

26 de outubro de 2019 a 29 de março de 2020

Curadoria: José Alberto Ferreira

Centro de Arte e Cultura, Piso 0 / Espaço Atrium 

De terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00 

Entrada livre

 

 

Saudades dos Cartuxos

Em 2019 partem os monges cartuxos de Évora, cidade onde há mais de 400 anos a Ordem da Cartuxa tem estado presente. Uma partida que deixa e causa saudades. Com efeito, as Saudades dos Cartuxos são nossas e são deles, e resultam desta presença dos monges no horizonte da cidade, da sua pertença às nossas paisagens física, sonora, humana e espiritual.

Sobretudo ao longo dos últimos 70 anos, o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli e os seus monges brancos foram objeto de múltiplas leituras fotográficas. Desde as que documentaram a recuperação do edifício para o entregar aos monges em 1960 às que assinalam a presença na Cartuxa de diversas personalidades, ou as que registam efemérides celebradas de portas abertas, ou ainda as que resultam das muitas reportagens que, ao correr dos anos, foram perturbando a clausura do Mosteiro.

Também por iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida se fizeram projetos fotográficos dedicados à Cartuxa, gerando um significativo património de imagens que contribui para divulgar a Ordem e promover o seu conhecimento.

De todas estas imagens se faz esta exposição, centrada nos afetos e na presença dos monges. Objetos da vida cartusiana, fotografias e registos documentais articulam-se com a visão artística do quotidiano dos monges na sua Scala Coeli, na sua escada para o céu. A Cartuxa vive-se aqui como o lugar de todas as fotografias e de todas as saudades. As deles e as nossas.

José Alberto Ferreira

 

Com obras de: Daniel Blaufuks, Eduardo Gageiro, Francisco Pereira Gomes, Jerónimo Heitor Coelho, José M. Rodrigues, Mark Power, Nacho Doce, Paulo Catrica e Virgílio Ferreira.

 

Agradecimentos especiais: Gabriela Fernandes, José Manuel Fernandes. Enric Vives-Rubio, Joaquim Carrapato, Luiz Carvalho, Rui Gaudêncio, Tiago Miranda. Rui Carreteiro. Cândida Santos Silva. Rita Dias. Juan Mayo. Dom Antão, Prior de Santa Maria Scala Coeli.

 

 

DESCARREGUE ABAIXO A BROCHURA DA EXPOSIÇÃO

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: