14 MAIO | 17H00


Um debate online com

Isaac Assor, Diretor Geral da Alegretur, Oficiante litúrgico da Sinagoga Shaaré Tikva e professor de Religião Judaica
Vasco Pinto de Magalhães, Sacerdote Jesuíta
José Manuel Martins, Director do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora
Sheik David Munir, Imã da Mesquita Central de Lisboa
Elisa Santos, Consultora em projetos de desenvolvimento
 
A moderação é de José Alberto Ferreira, Director Artístico do Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.
 
 
 
 
Isaac Assor
Formado em Análise Informática e em Estudos Judaicos. É Diretor Geral da Alegretur, Agência de Viagens e Turismo, Lda., e Chefe de Escala da companhias aéreas Arkia Israel Airlaines / Sundor e Elal-Sundor (Porto). É oficiante litúrgico da Sinagoga Shaare Tikvá (Sinagoga de Lisboa), professor de Religião Judaica e orador em diversos colóquios sobre o tema. Integra o painel do programa da RTP 1 ‘E Deus criou o mundo’.
 
Vasco Pinto de Magalhães
Nasci em Lisboa em 1941. Fui jogador de Rugby no CDUL e estudei engenharia (IST). Em 1965 entrei na ordem religiosa dos jesuítas e fui ordenado padre em 1974. Em Filosofia fixei-me na visão do mundo de P: Teilhard de Chardin. Em Teologia fiz a licenciatura em Espitritualidade. Recebi a missão da pastoral universitária em Coimbra (CUMN) e depois no Porto (CREU): acompanhamento espiritual personalizado, grupos (CVX e Casais), cursos e retiros. Fundei o CAMTIL, movimento de Campos de Férias. Durante oito anos: Mestre de Noviços. Fui publicando vários livros e artigos, sobretudo nas áreas da Espiritualidade inaciana e da Bioética. Actualmente, em Lisboa, pertenço ao Conselho de Direção da Revista Brotéria e sou pároco na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (ao Chiado).
 
José Manuel Martins
Director do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora. Membro do CFUL (Lisboa), Práxis (UBI) e CHAIA (UÉ). Os seus interesses focam-se na teoria e filosofia do Cinema, na problemática do pós-humano, no diálogo entre a Fenomenologia e os estudos dos media na Arte e Cultura contemporâneas. Lecciona, investiga e publica sobretudo na área da Estética e da Teoria da Arte.
 
Sheik David Munir
Nasceu em Moçambique. Estudou Teologia Islâmica no Centro Islâmico de Carachi e na Universidade Islâmica da mesma cidade. É o Imã da Mesquita Central de Lisboa desde 1986, onde também dá aulas de Língua Árabe e Cultura Islâmica. Foi professor de Língua Árabe do Instituto Oriental da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade Independente e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É autor das obras: “Deus Que Nunca o Foi” (1987), “Ensinamentos Elementares do Islão” (1988) e “Da Ciência e Filosofia à Religião” (1996).
 
Elisa Santos
Nasceu no Porto, em 1968. Licenciada em antropologia pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou o Mestrado em Saúde Pública no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Foi produtora cultural de projetos na área do teatro, dança, artes visuais e cultura científica. Trabalhou em cooperação em Angola e Moçambique. Atualmente é consultora em projetos de desenvolvimento. Gosta de ler, ouvir rádio, ver exposições e espetáculos de dança, e de escrever cartas à familia e aos amigos.
 
 
 

Partilhar conteúdo: