Eu estou no museu?

     

 

 

Para chegares ao Museu... o Serviço Educativo vai à tua escola!!!

A partir das exposições Ilhéus, de Moira Forjaz e Strata, de Deanna Sirlin, desafiamos as instituições de ensino para participarem num conjunto de laboratórios de expressão artística, levados à escola pelo Serviço Educativo. Com uma periodicidade mensal (num total de 6 laboratórios), cada proposta terá por base uma fotografia de cada criança, de forma explorar a temática do retrato e da cor, e o seu cruzamento com conceitos como a identidade, as emoções, a igualdade e a diferença. 

Esta proposta contempla ainda uma vertente dedicada às famílias, com atividades promovidas pela artista Renata Bueno (BR), inseridas no programa Sábados Criativos.

 

Participam:
EB Manuel Ferreira Patrício
EB1 Bairro Senhora da Glória
EB 2,3 de Santa Clara
Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade
Jardim de Infância Manuel Ferreira Patrício
Salesianos de Évora

 

Laboratórios de expressão artística

Que emoção!
A partir de um diálogo com as obras de arte das exposições Strata e Ilhéus, vamos debater a temática das cores e da sua relação com as emoções. No final, cada criança terá um retrato muito original que ficará em exposição no Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida.

Quem é quem?
A partir dos retratos que integram a exposição Ilhéus, vamos debater temas como a identidade, a igualdade, a diferença, o individual e o coletivo e realizar uma oficina de expressão plástica com colagens.

Quantos sou?
Será que todos nos vêm da mesma forma? E será que nos vêm como nós nos vemos? A partir da reflexão sobre o tema da identidade e sobre a ideia de imagem ‘própria’, vamos realizar algumas dinâmicas de desenho. Qual será o resultado?

Retratos pixelizados
Que diferenças encontramos entre as imagens digitais e as imagens físicas? O que será um pixel? A partir de uma conversa em torno de algumas imagens vamos construir um retrato pixelizado.

Metade quente, metade frio
Será que as cores nos transmitem sensações? Que cores associamos ao quente? E ao frio? Vamos conversar sobre as sensações que as cores nos transmitem e experimentar retratos quentes... ou frios?

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Serviço Educativo
Tel. 266 748 350
Email. servicoeducativo@fea.pt

 

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: