A galope, sem parar!
Atividade de origami, a partir da Coleção de Carruagens

6 - 10 anos
Duração: 0h15m
Conceção: Serviço Educativo

 

 

 
 

 

 

 

 

A Coleção de Carruagens

Esta Coleção reúne 4 carruagens e muitos outros objetos que a família Eugénio de Almeida utilizava nas suas viagens: as malas, a cesta de piquenique, a máquina fotográfica, as chapeleiras (malas para chapéus!), entre muitas outras coisas!

Estas carruagens eram encomendadas em algumas cidades da Europa e chegavam a Portugal em veleiros ou barcos a vapor, completamente desmontadas, peça por peça... Depois precisavam apenas de as montar, como se fossem um puzzle... não devia ser nada fácil!

De outros países vinham também os cocheiros, os cavalos e todos os objetos necessários para as grandes viagens.

Das quatro carruagens desta coleção, duas eram destinadas aos passeios no campo, à caça e aos passeios das crianças - A Tonneau e a Break - e as outras duas destinadas aos passeios na cidade, as idas ao teatro, aos concertos, à ópera – a Brougham e a Milord. Estas são carruagens muito luxuosas e confortáveis.

Com a chegada dos automóveis, as carruagens da família Eugénio de Almeida deixaram de ser utilizadas em Lisboa e foram enviadas para Évora, num comboio, a todo o vapor! Nunca antes tinham viajado tão rápido!

Clica AQUI para descobrires um pouco mais sobre esta Coleção!

 

  

 

 

 
 

 

   
 
 


Vamos começar?

Viajar de carruagem é uma grande aventura! Para se moverem as carruagens têm que ter rodas e têm um cocheiro! Mas sem os cavalos, elas não saem do mesmo lugar. Eles são imprescindíveis!

Nesta atividade desafiamos-te a construíres um, ou quantos tu quiseres, cavalos de papel, preparado?

 

 

 

 

 
 

 

 


Vais precisar de:

 

Folhas de papel de formato quadrado

Tesoura

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
     
 
 


Passo-a-passo

     
 

 

 

 

 

 
 

 

 


Se quiseres experimentar outras atividades relacionadas com a Coleção de Carruagens, espreita AQUI o nosso caderno e envia-nos os resultados das tuas criações para servicoeducativo@fea.pt 

 

 

 

 
 

Partilhar conteúdo: