Romances com a Terra: diálogos sobre educação

De Mariana Valente e Maria Ilhéu

 

Lançamento do livro
11 de dezembro de 2021 | 15h00
Centro de Arte e Cultura
Entrada livre

No âmbito da programação paralela à exposição Alter(ação), com curadoria da bio-artista Marta de Menezes, realiza-se, no próximo dia 11 de dezembro, às 15h00, o lançamento e apresentação do livro Romances com a Terra: diálogos sobre educação, de Mariana Valente e Maria Ilhéu, com a chancela das Edições Caleidoscópio. 

 

Romances com a Terra é um ensaio que tomou forma de diálogo entre duas investigadores, Maria e Mariana. Mas neste diálogo emergem muitas vozes, humanas e não humanas, tornando-o plural. Nasceu e cresceu alimentado pela vontade de transcender e de re-ligar.  Transcender no sentido em que a personalidade se mistura com algo para além de si própria. Re-ligar com a natureza, ou seja, desenvolver a inteligência das relações aprendendo a viver em conexão com qualquer lugar e com os seres que o habitam.

Como cultivar estas capacidades e sensibilidades?

Foi esta questão que nos acompanhou ao longo de três anos num projeto de Educação para a Sustentabilidade, que designámos por Projeto ID-Natura, integrando investigadores, professores e alunos de vários níveis etários, desde o jardim de infância ao final do ensino secundário. A nossa ação teve e tem subjacente o sentido da importância de vivências e aprendizagens holísticas, inspiradas pelo conceito de Empirismo delicado de J. W. Goethe.

Este ensaio, em forma de diálogo, é um dizer dessa procura coletiva de uma inteligência das conexões ao mundo natural.  Expressam-se nele vivências de leitura, de conceção, vivências de experiência, de fruição, vivências de interdependência e de transformação.

                                              Maria Ilhéu e Mariana Valente

 

_____

 

Maria Ilhéu
Docente do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da Universidade de Évora e Investigadora do MED-UE (Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento).
É doutorada em Ecologia e Ambiente. Tem promovido e coordenado diversos projetos científicos na área da Conservação de Ecossistemas Ribeirinhos. É autora de um vasto conjunto de publicações científicas no domino da ecologia de rios e da educação para a sustentabilidade ambiental. Nos últimos anos tem-se dedicado a projetos interdisciplinares de investigação-ação no âmbito Eco-social e da Educação para a Sustentabilidade com enfase na ligação Humano-Natureza, assim como à curadoria de projectos de Arte pública de cariz ambiental. As conexões entre Natureza e Cultura desenham a rede dos seus interesses e ações como docente, investigadora e ativista. Atualmente coordena o curso de pós-graduação eLearning Ambiente, Sustentabilidade e Educação da Universidade de Évora. 

 

Mariana Valente
Doutorada em Ciências da Educação; Mestre em Educação e Desenvolvimento; Licenciada em Física. É investigadora do Instituto de História Contemporânea - no grupo Ciência, Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica – pólo da Universidade de Évora. Foi Directora do Centro de Tecnologias Educativas da Universidade de Évora e responsável pelo lançamento do Ensino a Distância nesta Universidade.
A sua investigação centra-se na valorização pedagógica da História e Filosofia da Ciência, com destaque, nos últimos anos, para a concepção e experiência de caminhos de aproximação afectiva, cognitiva e cultural ao mundo natural.  Nesse sentido tem participado em vários projetos, em que estudantes, professores e investigadores aprendem a aproximar-se do mundo de forma “delicada”, forma que inclui uma obrigação ética perante os seres encontrados e observados. A interdisciplinaridade e o trabalho em cooperação, com investigadores de outras áreas científicas, são dimensões intencionais e relevantes nas suas práticas de investigação.

 

 

Financiado pela FCT através dos projetos UIDB/04209/2020 e UIDP/04209/2020

 

 

 

Partilhar conteúdo: