a
Pedra sobre pedra
Atividade de pintura sobre pedra, a partir da exposição Santuários, de Renée Gagnon

4 - 10 anos
Duração: 30 minutos
Conceção: Serviço Educativo

 

 

 
 

 

 

 
A artista
Renée Gagnon nasceu em Montreal, no Canadá. Formou-se em Pintura pela Escola de Belas Artes de Montreal e pela Escola do Louvre, em Paris, França. Vive e trabalha em Lisboa desde 1970 e, para além dos trabalhos em fotografia e pintura, também se dedicou ao cinema, na área da distribuição de filmes, tendo-se especializado em cinema africano. 

Achamos que vais gostar muito do seu trabalho... visita-nos no Centro de Arte e Cultura!

 

 

 

 
        
 
 


A exposição
Na exposição Santuários podemos encontrar obras de arte da artista Renée Gagnon. Nas suas fotografias de grandes dimensões encontramos Antas da Irlanda, da França, dos Países Baixos e de Portugal, em particular da região do Alentejo.

As Antas de que falamos são monumentos megalíticos funerários, da Idade Neolítica e da Idade do Bronze. São construções feitas de grandes pedras que serviam como abrigos para os mortos. São lugares mágicos que a artista transforma através da fotografia e que nos convidam a uma viagem no tempo e na história...

Sobre cada fotografia, a artista pinta com guaches, lápis ou aguarelas pequenos detalhes que as transformam. Com um olhar muito atento podemos rapidamente descobrir que estas fotografias são, também, pinturas. 

Descobre mais sobre esta exposição AQUI

  
 
 
 

 

   
 
 


Vamos começar?
As Antas são construídas com pedras gigantes e são construções muito, muito antigas. Estas pedras 'viajaram' do passado até nós e escondem histórias e mistérios indecifráveis.

A artista Renée Gagnon, além de fazer fotografias destas construções, pinta cuidadosamente cada imagem, dá-lhes uma nova luz e leva-nos a imaginar novas histórias para estes lugares.

Nesta proposta de atividade desafiamos-te a apanhar algumas pedras pequenas num dos teus passeios pelo campo. Podem ser pedras com formas e cores diferentes que, através de divertidas pinturas, poderás transformar para dar vida a novas construções.

Preparados?

 

 

 

 
 
 

 

 

Vais precisar de:

 

5 a 10 pedras, com tons claros e superfície lisa;

Um pano para limpar as pedras;

Canetas de feltro coloridas.

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 

 

     
 
 


Passo-a-passo

     
 
 

1. Apanha algumas pedras num passeio pelo campo.

 

 

2. Limpa as pedras com um pano húmido e deixa secar.

 

 

 
 

 

 

3. Pinta, com todo o cuidado e detalhe, cada uma das pedras. Podes desenhar uma cara, uma paisagem, um padrão...

 

 

 

 4. Quando estiverem pintadas, experimenta fazer diferentes construções e monumentos. 

 
 
         
 

 

 


Fotografa as tuas construções e partilha-as connosco através do email servicoeducativo@fea.pt ... estamos muito curiosos!

 

 

 

 
 
         

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: