By the book

Ciclo de leituras

 

CANCELADO
Como consequência do surto de Covid-19, todas as sessões do programa 'By the book' serão canceladas.

 

Num tempo em que todos corremos apressados e parece que o tempo foge, num momento da história em que a imagem se torna omnipresente e frequentemente silencia a palavra, num tempo em que o livro parece estar a perder lugar na nossa cultura, valorizar a leitura, escutar a palavra dita e refletir a partir dela são atos de resistência, assumidos pelo Centro de Arte e Cultura neste desafio que constitui o ciclo de leituras By the book

Este programa dirige um convite a todos para um encontro com as palavras de grandes pensadores ditas ao vivo numa performance de leitura. Os ensaios selecionados para serem lidos no ciclo interpelam a contemporaneidade num arco temporal que parte dos nossos dias e se enraíza no longínquo século I a. C., e são trazidos até nós pelas vozes de leitores convidados.

 

Curadoria de José Alberto Ferreira

Entrada livre

 

PROGRAMA

19 DE FEVEREIRO | 18H00

Que emoção! Que emoção?, Georges Didi-Huberman

Por Carolina Parreira 

No breve ensaio Que emoção! Que emoção?, e a partir de referências que vão desde a filosofia clássica, ao cinema, passando pela fotografia, literatura e psicanálise, o historiador da arte e filósofo Georges Didi-Huberman indaga a natureza das emoções humanas. Não propriamente para as explicar, mas antes para lhes dar voz, para dar ouvidos às perguntas que elas têm para nos propor. Referindo-se essencialmente ao choro, ele lembra-nos que as emoções são antes de tudo movimentos que nos levam para fora de nós mesmos. Embora nos afetem intimamente, as emoções também podem transformar-nos. Didi-Huberman contraria a visão racionalista segundo a qual as emoções equivalem a fraquezas, num texto ele próprio emocionado onde põe em evidência o caráter social das emoções e o seu potencial de mobilização social.

Em parceria com a Livraria Fonte de Letras e a Editora KKYM (Projecto Ymago).

 

Carolina Parreira

Atriz, criadora e professora de teatro, estreou-se profissionalmente na companhia A Bruxa Teatro. Colaborou em diferentes projetos com: A Barraca, Cegada Teatro, Teatro Bocage, Companhia da Chaminé. É criadora do espetáculo Papéis há Muitos, a partir de Moby Dick. Dá formação de teatro a crianças e adolescentes. Na televisão participou na série Bem-vindos a Beirais e Claraboia. Toca ukulele, canta e conta histórias. Licenciada em Teatro pela Universidade de Évora frequentou o curso de Drama na MMU através do programa Eramus no Reino Unido. Complementou ainda o seu percurso académico com a formação de atores e o curso de teatro físico da Escola Evoé. Paralelamente, participou em diversos whorkshops de teatro com: Claudio Hochman, Norman Taylor, Nuno Pino Custódio, Cie. Phillipe Genty, Lume Teatro, Thomas Richards e Polina Klimovitskaya.

 

Georges Didi-Huberman nasceu em Saint-Étienne, na França, em 1953. É filósofo e historiador da arte e um dos grandes pensadores franceses da sua geração. Leciona na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Herdeiro intelectual de Aby Warburg, Walter Benjamin e Georges Bataille, tem consagrado a sua reflexão a uma leitura crítica da tradição da história da arte e do pensamento das imagens. Abrangendo tanto as artes visuais e a história da arte, como a psicanálise e as ciências humanas, Didi-Huberman publicou mais de 40 títulos, traduzidos em várias línguas. A sua obra percorre uma multiplicidade de temas e artistas, da histeria ao Holocausto, de Fra Angelico a Pasolini, entre outros e está parcialmente traduzida em Portugal, com edição da KKYM (Projecto Ymago).

 

 

18 DE MARÇO | 18H00

Tempo de Crises, Michel Serres

Leitura por alunos da disciplina de Voz II da Licenciatura em Teatro da Universidade de Évora (Coord. Marcos Santos)

 

 

15 DE ABRIL | 18H00

Poema à duração, Peter Handke

Leitura por alunos da disciplina de Voz II da Licenciatura em Teatro da Universidade de Évora (Coord. Marcos Santos)

 

 

27 DE MAIO | 18H00

Da natureza das coisas, Lucrécio

Leitura por alunos da disciplina de Voz II da Licenciatura em Teatro da Universidade de Évora (Coord. Marcos Santos)

 

 

 

 

 

 

Partilhar conteúdo: