Santuários

Renée Gagnon


Fundação Eugénio de Almeida © Renée Gagnon

 

Data prevista: 17 de julho de 2021
Curadoria de Manuel Costa Cabral
Centro de Arte e Cultura, Piso 2

 

A artista canadiana, a residir em Portugal há várias décadas, apresenta fotografias de grande formato de antas irlandesas, bretãs, holandesas e portuguesas. Sobre as fotografias (que edita e prepara com transformações por vezes subtis), Renée Gagnon pinta, de forma discreta, mas precisa. Aprofunda, transforma, inventa, clarifica. Um objeto real transformado num exercício de ficção, ou o seu contrário? A historicidade ou a ancestralidade da pedra desafia o imaginário ao mesmo tempo que enraíza a imaginação...

______

Renée Gagnon
Nascida em Montreal, Canadá, vive e trabalha em Lisboa, onde se fixou em 1970. As últimas décadas da sua vida foram dedicadas ao cinema, na área da distribuição, tendo-se especializado em cinema africano. Formada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Montreal e pela Escola do Louvre em Paris.

Desde 1976, assinou diversas publicações, participou em sete exposições individuais, de Faro a Zurique, e mais de dez coletivas. Os seus trabalhos estão representados nas coleções da Fundação Calouste Gulbenkian, na Fundação Júlio Resende, na Caixa Geral de Depósitos, na Secretaria de Estado da Cultura, na Valor Sul Lisboa, na Presidência da República de Angola e na Câmara Municipal de Luanda e Lobito.

 

 

Partilhar conteúdo: