Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #15

 "Neste momento, estou incubada no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, no qual tenho tido apoio em algumas áreas que não domino, como também na construção do website do projeto e acesso a uma rede de networking essencial para a empreendedora que pretendo ser."

Madalena Garcia

 

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?

O GUGU E OS SETE DINOSSAUROS, é um projeto para resolver um problema social, criado por uma produtora de conteúdos multimédia (Madalena Garcia), e ainda em fase de estruturação da equipa que vai ajudar a desenvolver o projeto.
O projeto consta de um livro de ilustração infantil com um suporte interativo, para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem - dislexia. O livro tem uma parte didática composta por um puzzle e um carimbo. E o suporte interativo será uma aplicação para melhorar a aprendizagem da criança com dislexia e assim ter sucesso escolar.
Assim, esperando colocar este projeto em funcionamento nas escolas, em terapias e em instituições ligadas à educação e apoio social de crianças com dificuldades de aprendizagem.
Neste momento, com menos de um ano de projeto, estamos na fase de inquéritos/entrevistas a profissionais e a pais de crianças com dislexia, e também em fase de teste com o protótipo.

 

Em que medida foi importante a formação/apoio/concurso/outro com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?

A ideia para este projeto vem sendo desenvolvida já algum tempo, surgindo a oportunidade de participar no concurso, o Call For Ideas - EFES Social Digital Innovation, pela Fundação Eugénio de Almeida, do qual fui a vencedora com o projeto o GUGU E OS SETE DINOSSAUROS, que decorreu no início do ano 2021. Este concurso foi importante para perceber que este projeto de empreendedorismo social poderá vir a resolver um dos grandes problemas sociais – dislexia – e ajudar milhares de crianças. O feedback recebido durante e posterior ao concurso tem sido muito bom para melhorar o projeto. Neste momento, estou incubada no Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, no qual tenho tido apoio em algumas áreas que não domino, como também na construção do website do projeto e acesso a uma rede de networking essencial para a empreendedora que pretendo ser.

 

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?

É necessário mudar o mundo para melhor, mas não é uma tarefa fácil! O GUGU E OS SETE DINOSSAUROS, pode não conseguir mudar a sociedade no seu todo, mas pretende ajudar muitas crianças com dislexia e proporcionar um melhor desenvolvimento das suas capacidades. Os próximos passos neste projeto será a criação da aplicação e colocar à disposição da sociedade. Inicialmente a sua aplicação será implantada no Alentejo, pretendendo chegar ao resto do país.

 

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?

Neste momento, inesperado e difícil que todos vivemos considero que é importante olhar para os outros e ajudar conforme nos for possível. Nesse olhar estão incluídas as crianças com dislexia, para quem dedico este projeto. Agradeço à comunidade do Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida por toda a ajuda e apoio que me tem dado para o desenvolvimento do projeto.

 

Para saber mais:

Email:madalenagarcia25@gmail.com

Partilhar conteúdo: