Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #18

 

"Foi o CIS que me fez a mim dar o primeiro passo, e ao mesmo tempo ajudou-me a crescer. Através do CIS tenho aprendido como montar um negócio, pois ser empreendedor é muito mais do que a nossa área, temos de saber de tudo! O CIS abriu-me portas a outras pessoas, negócios e instituições. É impossível dizer por palavras a minha imensa gratidão. Com certeza que com este apoio e a minha vontade e determinação, este projeto irá continuar a crescer."

Joana Gralha

 

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?

A academia do estilo de vida saudável é um projeto de educação para a saúde que pretende ensinar as pessoas a cuidarem de si. O objetivo é que consigam ter mais saúde, bem-estar e qualidade de vida no dia-a-dia, mas também prevenir doenças que podem ser evitadas, como a diabetes tipo II, cancro ou depressão, através de um estilo de vida saudável. Para isso oferecemos consultas individuais; workshops e palestas a crianças e adultos. No futuro iremos ter outros serviços online.

Mas porque é que isto é um tema importante e emergente? Os números não enganam e são chocantes! 

  • 64% das mortes prematuras na União Europeira, poderiam ter sido evitadas através da promoção de um estilo de vida saudável!
  • Cerca de 50% dos fumadores morre 14 anos antes do que poderia ter vivido! 
  • Em média, em Portugal os Homens vivem 10 anos com incapacidades (doenças que tirar a mobilidade, capacidade mental, etc) e as mulheres 14 anos!

E estes números continuam...pelo que o impacto que termos do aumento da literacia em saúde e, consequentemente da prevenção da doença, é enorme em ganhos em saúde.

Cada vez vivemos num ritmo mais acelerado, muito prejudicial à nossa saúde. Muitas pessoas vivem ano após ano com mal-estar e com sintomas, como dor de cabeça ou enfartamento, que no fundo são sinais que o corpo transmite porque algo não está bem. Mas nós habituamo-nos a isso e muitas vezes só paramos quando já temos uma doença instalada. Outros casos há, em que não há sintomas, e continuamos a cometer erros ao longos dos anos, até que os sintomas surgem quando já não é possível voltar atrás. Assim, na Academia do Estilo de Vida Saudável, vamos ensinar e motivar para a adoção de hábitos saudáveis, uma vez que através destas alterações é possível prevenir e até tratar diversas condições de saúde. 

Os nossos pilares de atuação são a alimentação, o sono, a atividade física, a gestão de stress, os hábitos nocivos (o tabaco e álcool) e as relações sociais. Estes são os pilares para um estilo de vida saudável, todos são importantes, pois todos se influenciam entre si e tem impacto na nossa saúde. 

Em termos de resultados, à medida que o projeto avança é clara a necessidade de aumento da literacia em saúde. O feedback das pessoas é de se sentirem perdidas e sem motivação.  Mas após as sessões de acompanhamento, quer individuais quer de grupo, é muito gratificante ver como pequenas mudanças começam a fazer toda a diferença na saúde e vida das pessoas. A motivação e inspiração, tanto nas sessões como através das redes sociais, é algo que apostamos muito e claramente tem tido bom feedback. Por vezes as pessoas sabem que precisam mudar algo, só não sabem o quê e precisam de alguém que lhes mostre o caminho, e as faça dar o primeiro passo. 

 

Em que medida foi importante o apoio com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?

Foi super importante. Foi o CIS que me fez a mim dar o primeiro passo, e ao mesmo tempo ajudou-me a crescer. Através do CIS tenho aprendido como montar um negócio, pois ser empreendedor é muito mais do que a nossa área, temos de saber de tudo! O CIS abriu-me portas a outras pessoas, negócios e instituições. É impossível dizer por palavras a minha imensa gratidão. Com certeza que com este apoio e a minha vontade e determinação, este projeto irá continuar a crescer.

 

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?

Quero muito ajudar a minha comunidade, na cidade de Évora, a ser mais saudável. Através de palestras e workshops em escolas e empresas. 

Por outro lado, tenho previsto o lançamento do site com conteúdo gratuito e de muito valor. Para além de ser a "cara" do projeto no meio digital, permitindo o lançamento do mesmo e a divulgação dos serviços e eventos. 

 

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?

Cuidem de vocês. Por mais trabalho, preocupações que tenhamos, cuidar de nós todos os dias é a base para uma vida plena e com saúde. É impossível sermos felizes se tivermos desconforto ou doença. É impossível ajudarmos bem os outros se nós não estivermos bem. Há sempre uma forma de arranjar tempo. Se não arranjarmos tempo agora para tratar da saúde, vamos ter de arranjar tempo depois para tratar da doença. Muitas vezes com consequências que não são possíveis de tratar. Se podemos ter uma palavra a dizer sobre a nossa saúde, não será melhor evitar todo o sofrimento desnecessário? E, aproveitar a única "ficha" que temos neste mundo para sermos felizes, estarmos com a nossa família, e conhecer lugares bonitos?

Um passo de cada vez, e tudo é possível. E claro, eu estou sempre aqui disponível para ajudar nessa jornada da transformação de hábitos, de vida. 

 

Para saber mais:

Email:joanagralha@gmail.com

Partilhar conteúdo: