Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #20

 

 

 

"Temos também tido a possibilidade de aumentar o nosso conhecimento em várias áreas através das formações oferecidas pelo CIS. As que mais me marcaram foram a de Economia Circular e a de Marketing Digital, onde inclusivamente desenvolvemos o nosso website"

Raquel Morais

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?

Natura lúdica é um projeto-piloto de Educação Ambiental que tem como principais objetivos o Aumento da Consciência Ambiental e a Reconexão Humana. Apostamos num Ensino Lúdico e Não-Formal.

O catalisador deste projeto foi o jogo ECOLudens, um jogo ambiental não-virtual criado no âmbito do mestrado em Ecologia Aplicada na Universidade de Aveiro pela coordenadora e fundadora do projeto (Raquel Soares e Morais).

O jogo está a ser comercializado numa primeira edição de teste onde o feedback tem sido muito positivo, inclusive com professores que o utilizam nas aulas de Cidadania.

Para além do jogo, sonhamos no futuro poder prestar serviços contínuos de educação ambiental inovadora com várias faixas etárias.

Missão

Aumentar a Consciência Ambiental através das relações interpessoais

Visão

Melhorar a qualidade de vida

Devolver magia à Natureza

Diminuir a ansiedade

Valores

Respeito pela Natureza

Redução do Digital

Reconexão com o mundo natural

 

Em que medida foi importante o apoio com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?

O nosso projeto foi lançado em plena pandemia, foi uma altura desafiante para chegar de forma presencial às pessoas. A possibilidade de dinamizar atividades com crianças durante as férias de verão e de natal foi uma grande mais valia para nós. Para além da dinamização do jogo, pudemos testar inúmeras interações e atividades com os mais novos.

Temos também tido a possibilidade de aumentar o nosso conhecimento em várias áreas através das formações oferecidas pelo CIS. As que mais me marcaram foram a de Economia Circular e a de Marketing Digital, onde inclusivamente desenvolvemos o nosso website (www.naturaludica.pt).

 

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?

Os próximos passos serão, sem dúvida, a dinamização de mais atividades lúdicas presenciais para diferentes públicos. Desejamos mostrar novas facetas da Educação Ambiental conjugando as ciências e as artes.

 

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?

Sentir é o primeiro passo para querermos mudar algo!

"Ensinamos os benefícios da madeira do bosque, mas não o mistério do bosque, o seu perfume, a sua dança na brisa. Os alunos aprendem a estar frente à Natureza e não a ser parte da Natureza." Rolando Toro

 

Para saber mais:

Email:naturaludica@gmail.com

Website:www.naturaludica.pt

Partilhar conteúdo: