Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #22

"O apoio do Centro de Inovação Social foi importante porque para além do desenvolvimento da nossa Landing Page, projeto que não teríamos conseguido sem a ajuda do Centro de Inovação Social."

Ana Catarina Jorge e Mariana Marques

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?

A ideia do projeto é o desenvolvimento de uma aplicação de alerta do risco de exposição a pólen. Esta ideia é desenvolvida com o principal objetivo de informar/alertar de forma personalizada do risco de exposição a alergénios polínicos e consequentemente risco de reação alérgica. Atualmente, observa-se que o impacto das alergias respiratórias tem sido uma crescente desde alguns anos a esta parte e, portanto, o que esta aplicação nos traz é informações em “real time”, possibilitando que cada individuo faça a gestão da sua condição. O que queremos é sensibilizar a população do risco de exposição em certas épocas do ano, e sensibilizando para a adoção de medidas preventivas, como por exemplo, a utilização de máscara na rua, o fecho das janelas durante o dia (pois pela dinâmica intra-diária existe uma maior concentração de pólen no ar entre o período das 11h-16h coincidente com o período de maior temperatura) entre outras. O impacto esperado é que exista uma forte diminuição da exposição a estas partículas biológicas por parte da população alérgica e que tenham informações confiáveis sobre o risco individual, possibilitando a prevenção de surtos, a diminuição ou o evitar de admissões hospitalares, o consumo de anti-histamínicos de prevenção, muitas vezes com efeitos secundários associados e por vezes nefastos, o ganho de qualidade de vida tanto a nível social, familiar e profissional

Em que medida foi importante o apoio com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?

O apoio do Centro de Inovação Social foi importante porque para além do desenvolvimento da nossa Landing Page, projeto que não teríamos conseguido sem a ajuda do Centro de Inovação Social. Também foi importante pois existiu e ainda existe uma ajuda constante no desenvolvimento dos nossos projetos, na criação de iniciativas que nos permitam falar e divulgar os nossos projetos, como esta. Também foi, e continua a ser, importante na divulgação de novos concursos para a angariação de fundos monetários para o desenvolvimento do nosso projeto.

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?

Os próximos passos previstos é o desenvolvimento da aplicação. Com este passo dado, a população alérgica vai ter na sua posse uma importante solução para o ganho de qualidade de vida.

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?

O momento pelo qual estamos a passar foi sem dúvida um desafio para todo o mundo. O combate a um virus que não sabiamos como se iria comportar, foi sem dúvida uma dificuldade, no entanto, esperemos que com esta pandemia que já dura a cerca de 2 anos aprendamos que o assunto de qualidade do ar e saúde pública é um tema bastante importante a considerar. É importante avisar a população do risco, aconselhar a tomar medidas preventivas para melhorar a sua condição e por consequência melhorar da sua qualidade de vida.

 

Para saber mais:

Email:acgjorge@uevora.pt

mrmarques@uevora.pt

Partilhar conteúdo: