Entrepreneurs supported by Fundação Eugénio de Almeida #23

"Ter o nosso projeto incubado no Centro de Inovação Social permite uma expansão e uma maior visibilidade do nosso projeto, o contacto com outras equipas motiva-nos a fazer mais e melhor a cada dia."

Carla Paixão, Geneci Pessoa e Rita Caeiro

De que consta o seu projeto, qual o impacto esperado e que resultados já podem apresentar?

O Like a Cool Kid é um projeto desenvolvido por duas psicólogas (Carla Paixão e Geneci Pessoa) e uma técnica de teatro (Rita Caeiro). O propósito do Like a Cool Kid, é capacitar os jovens em competências não académicas, através do Design Thinking, com o objetivo de aumentar os níveis de participação comunitária e, assim, minimizar o insucesso e abandono escolar. Nas formações de ”Capacitação em Design Thinking”, trabalhamos competências não académicas, (i.e., o que o jovem se identifica, artes expressivas, musicais, e outras) e desta formação sairá algumas ideias para o desenvolvimento de projetos que o jovem colocará em prática na comunidade. O foco das novas competências dirige-se ao desenvolvimento pessoal, de forma a que estes jovens utilizem estas competências no futuro. Para motivar os jovens através do “Like a Cool Kid” criamos o “Cartão Jovem Pró-Ativo” que consiste na criação de uma moeda “CoolKids” que será representada com valores desde a adesão, a cada participação e a conclusão no projeto. Estas “moedas - CoolKids” poderão ser utilizadas nas entidades parceiras locais (piscinas municipais, cinema, cultura…). Destina-se aos jovens em risco de abandono escolar e outros, porque acreditamos que a união destes jovens poderá aumentar os níveis de integração e de socialização, bem como outros fatores que por vezes estão diminuídos nesta população. Realizamos uma sessão piloto nas manhãs com empreendedores sociais na Fundação Eugénio de Almeida, e os resultados que apresentamos é que os jovens gostaram de chegar ao objetivo e valorizaram ser ativos no processo sendo eles a construir. Isto reforça a nossa ideia de que a criatividade esta associada a mais motivação para a concretização de objetivos.

Em que medida foi importante o apoio com o CENTRO DE INOVAÇÃO SOCIAL da Fundação Eugénio de Almeida?

Ter o nosso projeto incubado no Centro de Inovação Social permite uma expansão e uma maior visibilidade do nosso projeto, o contacto com outras equipas motiva-nos a fazer mais e melhor a cada dia. O CIS é um apoio fundamental de aprendizagem, de ideias, de partilhas e de credibilidade.

Quais os próximos passos previstos para continuar a mudar positivamente o mundo?

Nós, seres humanos, estamos em constante construção, e o Like a Cool Kid vem contribuir para esta construção, para o desenvolvimento de uma sociedade com mais equidade e oportunidade. Pretendemos planificar mais sessões piloto que nos permite testar o nosso projeto, com sessões com mais tempo em cada uma das fases do Design Thinking e continuar a ideação do sistema de recompensa/moeda. Em conjunto com os nossos parceiros, no âmbito do projeto Adélia, vamos integrar o plano local de promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens da CPCJ de Reguengos de Monsaraz.

Face ao momento tão desafiante que vivemos, quer deixar uma mensagem para a nossa comunidade?

Os momentos de crise e necessidade aproximam as pessoas, a necessidade inata do ser humano de estabelecer relações aumenta a capacidade de sobrevivência em circunstâncias adversas. Por isso, a unidade neste momento tão desafiador para todos, mas sobretudo para os jovens que necessitam do apoio do grupo de pares para o seu desenvolvimento é fundamental. Fornecer suporte social é fornecer bem-estar geral para as pessoas e em especial para os nossos jovens que têm no seu contexto social a sua fonte de apoio, de realização das tarefas desenvolvimentais, de socialização e de ensaio para a vida adulta. Mais do que oferecer o suporte social, é perceber qual a perceção que o jovem tem do suporte social recebido, assim, será possível que o jovem se beneficie na totalidade do que lhe é oferecido, e isto refletirá na sua forma de estar na sociedade

 

Para saber mais:

Email:gepessoapaim@hotmail.com

rita.a2.caeiro@gmail.com

carlavieg@gmail.com

 

Partilhar conteúdo: