“Fight The Heat” vence 4ª edição do Programa Empreendedorismo Social nas Escolas

O Centro de Inovação Social promoveu no passado dia 18 de julho a sessão de entrega dos prémios da 4ª edição do Programa de Empreendedorismo Social nas Escolas, distinguido os melhores 2 projetos, de um total de 18, desenvolvidos ao longo do ano letivo 2019/2020.

 

A 4ª edição deste programa decorreu entre outubro de 2019 e julho de 2020, nas Escolas Secundária Gabriel Pereira, Escola Secundária Severim de Faria e no Cento de Emprego e Formação Profissional do IEFP de Évora, tendo envolvido um total de 90 jovens.

 

O Programa de Empreendedorismo Social nas Escolas visa sensibilizar, capacitar e inspirar os jovens alunos para o desenvolvimento de ideias de projeto, partindo do conhecimento da sua realidade social. Do itinerário consta também o desenvolvimento de competências de gestão de projeto e de comunicação.

 

Este ano, devido à pandemia de covid19, o programa sofreu os ajustes possíveis para a sua concretização, tendo sido apresentados os trabalhos em formato de vídeo, e não na forma presencial pública como inicialmente previsto, ao júri constituído pelos empreendedores Susana Pedro, da Sociedade do Bem de Évora, Luís Nuno Barrigoto, da Associação de Xadrez A Torre, e Henrique Sim-Sim, da Fundação Eugénio de Almeida.

 

O projeto “Fight the Heat” visa promover a educação ambiental junto de jovens do 1º ciclo, tendo desenvolvido para tal um jogo lúdico-pedagógico que aborda os principais problemas ambientais e promove a reflexão sobre algumas possíveis soluções.

 

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos Daniel Banha, Rita Carvalho e Teresa Branco da Escola Secundária Severim de Faria. O projeto classificado em segundo lugar, aborda o tema do desemprego jovem, focando-se em soluções colaborativas e de natureza associativa para minimizar este problema social identificado pelas alunas Ana Ferreira, Bruna Guedelha, Cláudia Mirador e Maria Mocho da Escola Secundária Gabriel Pereira.

 

Esta iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Inovação Social e tem o apoio da Portugal Inovação Social, através do POISE/PT2020, DECSIS, CISCO, OUTSYSMETS, CIMAC, E&Y e BANCO MONTEPIO.

Partilhar conteúdo: