Finalistas da 1ª Edição Do Concurso CIS Empreende

Já foram selecionados os oito projetos finalista do CIS Empreende - Concurso para Novas Soluções Sociais, no qual se inscreveram 185 empreendedores, tendo sido completados 108 projetos/ideias de empreendedorismo social! Os projetos serão submetidos ao Programa de Pré Aceleração onde vão receber apoio especializado.

 

Projetos selecionados na categoria “Ideação”:

Clínica geriátrica 60+ - Projeto que dá resposta as pessoas com mais de 60 anose aos seus cuidadores onde ser acompanhados por uma equipa multidisciplinar e direcionada para os problemas de Saúde. O utente/ cuidador pode contar com consultas médicas, de enfermagem, terapias cognitivas, psiquiatria e saúde mental, nutrição e reabilitação, bem como acompanhamento no domicílio.

 

Gel Old, Get Cool – Plataforma digital que tem por objetivo responder à ausência de planeamento do envelhecimento, através de diagnóstico multidimensional, nas áreas definidas pela OMS como principais determinantes para o envelhecimento ativo e saudável, através da sensibilização das crianças e jovens para as questões do envelhecimento, como elo facilitador de aprendizagem, de pensamento crítico, de geração de um construtor social dinâmico e humanista.

 

Para além do digital: jogar é educar – Projeto que utiliza os jogos de tabuleiro modernos como ferramenta de desenvolvimento social, cognitivo, cultural e educacional de crianças e jovens, reduzindo a dependência crescente dos meios digitais e envolvendo os vários intervenientes no processo educativo.

 

PartilhaDaMente - Plataforma que dá resposta aos problemas de saúde mental, reunindo toda a comunidade interessada na temática da saúde mental informando e potencializando o debate ativo e partilha de experiências e estimulando o contacto entre profissionais de saúde mental e cidadão comum.

 

Projetos selecionados na categoria de “Desenvolvimento:

Cuida-te Para Cuidares – Projeto que visa ajudar cuidadoras informais de geriatria, interessadas em administrar a sua tarefa árdua e desafiante do saber bem cuidar com qualidade e plenitude, sem se esquecerem das suas próprias necessidades. Obtendo assim, orientação, apoio, capacitação, potencialização de suas competências.

 

Exercise Library – Projeto que tem como objetivo dar resposta a grupos identificados com problemas do envelhecimento, ao agravamento da situação socioeconómica à necessidade de integração através de atividades físicas e desportivas que promova o bem-estar físico, psíquico, social.

 

INHERVOICE - Culture of Coaching - Projeto que pretende melhorar o desempenho pessoal e profissional das pessoas, principalmente mulheres e ajudar a atingir os seus objetivos, através de um método individualizado e sistematizado, que passa por formar e treinar habilidades para desenvolver competências, estabelecendo ações concretas num determinado período de tempo .

 

MINDTRAIN - Projeto que tem como objetivo ocupar o tempo de crianças e jovens adultos com TEA, através de laboratórios de computação criativa, onde se procura estimular o pensamento computacional, matemático e criativo, através do desenvolvimento de pequenas animações, histórias ou jogos interativos, trabalhando colaborativamente em ambiente de programação.

 

Os projetos foram selecionados baseados no seu pitch, que contou com grupo de jurados especializados, por Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento, André, Head of Innovation da DreamShaper, Filipe Cordeiro, Head of Startups da Acredita Portugal e Ana Rita Rodrigues, SEA(Agência de Empreendedores Sociais)

 

O CIS EMPREENDE premeia ainda as duas melhores ideias e os dois melhores projetos com acesso a incubação virtual no Centro de Inovação Social e consultoria no valor de 1.000 e 500 euros respetivamente para os primeiros e segundos classificados em cada categoria.

 

 
  
 
Investidores Sociais:

Partilhar conteúdo: