Dia Aberto 2021

1, 2 e 3 de outubro

Este ano, a programação do Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida faz-se com estórias e histórias. Os fios da memória da História cruzam-se com as múltiplas possibilidades das estórias contadas por quem as sabe contar. No campo, na Adega, no Mosteiro da Cartuxa, no Centro de Arte e Cultura ou no Páteo de São Miguel, encontrará por estes dias fios de narrativas que pode seguir a seu gosto, com música ou com exposições, com encontros ou com apresentações, com objetos ou com projetos, com estórias ou com a História…

Venha daí, a vida também é uma história que se conta!

 

Para segurança de todos, serão rigorosamente cumpridas as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde.

 

PROGRAMA

 SEXTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO  

ESCOLAS
Inscrições através do e-mail servicoeducativo@fea.pt ou do telefone 266 748 300


ECO BAGS

Oficina de Voluntariado Ambiental
10h30 | 
Centro de Inovação Social
2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Participa nesta viagem pelo mundo do voluntariado e pelos desafios ambientais, e descobre que podes fazer parte da mudança. Queres saber o que podes transformar?

PEDRA SOBRE PEDRA
Oficina na exposição Santuários
10h30 e 14h00 | Centro de Arte e Cultura
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Vamos à descoberta das obras da artista Renée Gagnon, e experimentar as diferentes cores, formas e texturas das pedras. O que podemos construir com elas?

PINTURAS INSPIRADAS
Oficina na exposição Do outro lado
10h30 e 14h00 | Centro de Arte e Cultura
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Quais os 'ingredientes' para criar uma pintura? De onde virá a inspiração dos artistas? A partir de um percurso na exposição, vamos inspirar-nos em algumas obras de arte e participar numa divertida oficina de colagem e pintura. Estão preparados?

ECO IMPRESSÕES
Oficina na exposição Alter(ação)
10h30 e 14h00 | Centro de Arte e Cultura
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
A partir de uma viagem pela exposição, vamos criar composições coloridas através da impressão de plantas. Que imagens irão surgir?

OS DADOS ESTÃO LANÇADOS!
Oficina no Jardim das Casas Pintadas
10h30 e 14h00 | Jardim das Casas Pintadas
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Quantas histórias podemos desvendar neste jardim? Quantos mistérios escondem os animais fantásticos das Casas pintadas? Nesta visita, vamos descobrir e construir histórias mirabolantes! Os dados vão dar uma ajuda...

ARQUITETOS POR UM DIA
Oficina no Páteo de São Miguel
10h30 e 14h00 | Páteo de São Miguel
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Por todo o lado existem casas grandes e casas pequenas! No Páteo de São Miguel também temos casas com diferentes tamanhos e formas, e diferentes funções. Vamos visitar um palácio e desenhar casas que crescem dentro de casas, que também podem ter casas lá dentro... Faz sentido?

MAPAS COM O CORAÇÃO DENTRO
Oficina na Coleção de Carruagens
10h30 e 14h00 | Páteo de São Miguel
Pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Todos gostamos de viajar! Mas do que precisamos para viajar? E que aventuras recordamos até chegarmos ao destino? A Coleção de Carruagens será o ponto de partida para uma grande viagem! Quem leva o mapa?

AGENTES DE MUDANÇA
Oficina de empreendedorismo social
14h00 | Centro de Inovação Social
2º e 3º ciclos do Ensino Básico
Experimenta desenvolver novos projetos sociais, transformando-te em agente de mudança social, ambiental, educativo, cultural...  Estás pronto para criar impacto na tua comunidade?

CHASING ICE, de Jeff Orlowski
Documentário
15h30 | Centro de Inovação Social
Ensino Secundário e Universitário
James Balog, fotógrafo da revista National Geographic, passou a maior parte de sua vida sem acreditar no aquecimento global. Mas quando é enviado para as regiões glaciais, encontra provas irrefutáveis da rápida transformação planetária. Imperdível!

 

 

PÚBLICO EM GERAL
Inscrições online a partir de 22 de setembro


EMPREENDEDORES POWERED BY FEA

Exposição
10h00 - 19h00 | Centro de Inovação Social
Conheça alguns dos empreendedores apoiados pelo Centro de Inovação Social no desenvolvimento das suas soluções sociais inovadoras, as quais contribuem para um futuro mais sustentável e têm impacto positivo na sociedade. Entrada livre

CAFÉ-CONCERTO
18h00 | Centro de Inovação Social, Páteo Pequeno | 
Inscrições AQUI
Em ambiente intimista, assista a pequenos concertos de jovens artistas da região, podendo ainda contactar com empreendedores sociais e outros agentes de mudança social.

AS COISAS LÁ DE CASA, de José Miguel Ribeiro
Sessão de cinema para crianças, M/3
21h00 | Centro de Arte e Cultura, Jardim Tardoz | Inscrições AQUI
Histórias cantadas em plasticina, para crianças a partir dos 3 anos, cujas personagens principais são as coisas lá de casa: a tesoura e a agulha, a roupa e a corda, o lápis e a borracha... A sessão inclui pipocas!

PAÇO A PASSO
Visita comentada
21h30 | Centro Histórico | Inscrições AQUI
Através de um percurso pelo centro histórico evoca-se a memória de alguns edifícios emblemáticos da cidade que pertenceram à família Eugénio de Almeida, como é o caso do Convento do Carmo (em tempos Paço Arquiepiscopal), do Palácio da Porta de Moura (atual Tribunal Judicial da Comarca de Évora) e o Palácio dos Condes de Soure (atual posto de Comando Distrital da Policia de Segurança Pública de Évora), sem esquecer o Palácio da Inquisição e o Paço de São Miguel, propriedade da Fundação. 

Nota: A visita terá início junto ao Convento do Carmo (Largo da Porta de Moura).

 

 SÁBADO, 2 DE OUTUBRO 

VISITAS LIVRES AO PATRIMÓNIO E AOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS DA FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
10h00 - 19h00 
Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida + info
Coleção de Carruagens + info
Paço de São Miguel + info
Jardim das Casas Pintadas + info
Centro de Arte e Cultura + info
Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli + info

VISITA GUIADA AO ENOTURISMO CARTUXA
10h00 e 14h00 | Quinta de Valbom
Um convite a testemunhar o valor arquitetónico e histórico do edifício onde a Adega da Cartuxa foi fundada, e a saber mais sobre a história vitivinícola da Casa Eugénio de Almeida. A visita termina com uma prova de vinhos e azeite.
Inscrição prévia através do email enoturismo.cartuxa@fea.pt ou do telefone 266 748 383

ESPAÇO #FUNDAÇÃOCONTIGO
10h00 - 17h00 | Páteo de São Miguel
Oficinas para jovens dos 10 aos 15 anos, com conteúdos nas áreas do património cultural, arte contemporânea, voluntariado e empreendedorismo

TROCAR A BRINCAR
Atividade para crianças e jovens dos 7 aos 15 anos
10h00 - 17h00 | Páteo de São Miguel
Tens lá em casa livros, brinquedos e material escolar em bom estado, mas de que já não precisas? Gostarias de os partilhar e trocar por outros? Então vem até ao nosso ‘mercadinho de trocas’! Vê como participar aqui

HISTÓRIAS NAS ANTAS
10h30 | Antas das Murteiras de Cima | Inscrições AQUI
Conversa com Manuel Calado, arqueólogo e especialista em antas, menires e outros santuários.

Nota: A visita não inclui transporte. Os participantes deverão deslocar-se pelos seus próprios meios até à Herdade das Murteiras. 
Ponto de encontro em Torre de Coelheiros, junto à bomba de combustível (Coordenadas GPS: 38.410464º / -7.839297º).

O EXTERIOR TAMBÉM CONTA
Visita comentada
11h30 | Páteo de São Miguel | 
Inscrições AQUI
Implantados no centro histórico, o Paço de São Miguel, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e a Coleção de Carruagens foram, no seu tempo, edifícios de grande importância na cidade de Évora. No exterior, guardam a memória do tempo que por eles passou, sendo ainda visíveis algumas das marcas dos seus períodos-chave, sobre os quais o historiador Joaquim Caetano falará nesta visita.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO UMA MINHOCA NA CABEÇA
15h00 | Centro de Inovação Social | Inscrições AQUI
A Sociedade do Bem e a Editora Livros Horizonte apresentam Uma minhoca na cabeça, da autoria de Susana Pedro e com ilustrações de Rachel Caiano: uma história que ajuda a trazer bons pensamentos e a fazer com que as “minhocas” da cabeça se vão embora!

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO SANTUÁRIOS
15h30 | Centro de Arte e Cultura | Inscrições AQUI
A artista Rennée Gagnon fotografou - e reinventou, através da pintura - antas megalíticas em diversas regiões da Europa, incluindo no Alentejo. Nesta visita, e na primeira pessoa, conta-nos sobre as singularidades do seu processo criativo, no qual convergem a beleza da fotografia e a subtileza da pintura.

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO ALTER(AÇÃO)
17h00 | Centro de Arte e Cultura | Inscrições AQUI
A bio-artista e curadora Marta de Menezes convida a conhecer e a pensar as relações entre arte, ciência, ambiente e sociedade, nesta exposição que nos desafia a refletir sobre temas ligados à ecologia e às alterações climáticas - ao futuro do nosso planeta.

CAFÉ-CONCERTO
17h00 | Centro de Inovação Social, Páteo Pequeno | Inscrições AQUI
Em ambiente intimista, assista a pequenos concertos de jovens artistas da região, podendo ainda contactar com empreendedores sociais e outros agentes de mudança social.

HÁ MÚSICA NO MOSTEIRO
Concerto
17h00 | Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli | Inscrições AQUI
Numa analogia à Missa Cantada, o Coral Évora ouve-se «acappella» a partir do cadeiral da Capela Coral do Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, numa desconstrução do conceito de palco que evoca os rituais e a memória musical dos Monges Cartuxos. 

POESIA DE BOLSO
Espetáculo
19h00 | Jardim das Casas Pintadas | Inscrições AQUI
Manuel Seatra e Jorge Barata juntam-se para dar corpo a este projeto que combina três formas de arte em palco: a performace, a literatura e a música. A atuação é uma busca pela oralidade dissecada na árvore genealógica da literatura, acompanhada à guitarra no impulso de um ambiente etéreo moldado à vontade dos artistas.
Projeto apoiado pela Medida de Apoio à Comunidade Artistica do Fundo Financeiro Extraordinário da Fundação Eugénio de Almeida

CHASING ICE, de Jeff Orlowski
Documentário
19h00 | Auditório do Centro de Inovação Social | Inscrições AQUI
James Balog, fotógrafo da revista National Geographic, passou a maior parte de sua vida sem acreditar no aquecimento global. Mas quando é enviado para as regiões glaciais, encontra provas irrefutáveis da rápida transformação planetária. Imperdível!

O SIMBOLISMO DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS NOS FRESCOS DOS TETOS DO PAÇO DE SÃO MIGUEL
Visita comentada 
19h30 | Paço de São Miguel | Inscrições AQUI
Num espaço de encontro onírico, seremos guiados pela linguagem simbólica dos frescos da Sala Oval e da Sala de Armas do Paço de São Miguel, na descoberta de representações das plantas e animais que marcam uma renovada perceção e relação do Homem renascentista com o Mundo, numa visita conduzida pela Professora Sónia Talhé Azambuja.

JÁ FEZ UM PASSEIO PELO CÉU?
21h30 | Herdade das Murteiras, Torre de Coelheiros | Inscrições AQUI
Orientada pela associação Dark Sky Alqueva, a exploração noturna da esfera celeste, à vista desarmada e em plena planície alentejana, constitui uma das formas mais aliciantes de identificar planetas e constelações e de conhecer as histórias fantásticas que se contam sobre eles. A realização desta observação dependerá das condições favoráveis do tempo.

Nota: A visita não inclui transporte. Os participantes deverão deslocar-se pelos seus próprios meios até à Herdade das Murteiras. 
Ponto de encontro em Torre de Coelheiros, junto à bomba de combustível (Coordenadas GPS: 38.410464º / -7.839297º).

MÁRIO LUCIO & OS NOVOS CRIOULOS
Concerto
21h30 | Páteo de São Miguel | Inscrições AQUI
Cantor, compositor, escritor, pensador e ex-Ministro da Cultura de Cabo Verde, Mário Lúcio é uma das figuras mais conhecidas da cena cultural e musical cabo-verdiana, com projeção internacional. Escreveu canções para Gilberto Gil, Cesária Évora e Mayra Andrade, entre outros. A sua permanente pesquisa e a perfeição que empresta aos seus trabalhos dão à música tradicional do seu país um novo ar de modernidade, poesia e originalidade. Para ouvir e apreciar, neste concerto imperdível!

AFTER HOURS
23h00 | Centro de Inovação Social, Páteo pequeno | Inscrições AQUI
A noite termina em ambiente de festa, no Centro de Inovação Social. Boa música e animação estão garantidos!

 

 DOMINGO, 3 DE OUTUBRO 

VISITAS LIVRES AO PATRIMÓNIO E AOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS DA FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
10h00 - 19h00 
Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida + info
Coleção de Carruagens + info
Paço de São Miguel + info
Jardim das Casas Pintadas + info
Centro de Arte e Cultura + info
Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli + info

VISITA GUIADA AO ENOTURISMO CARTUXA
10h00 e 14h00 | Quinta de Valbom
Um convite à descoberta do valor arquitetónico e histórico do edifício onde a Adega da Cartuxa foi fundada, e a saber mais sobre a história vitivinícola da Casa Eugénio de Almeida. A visita termina com uma prova de vinhos e azeite.
Inscrição prévia através do email enoturismo.cartuxa@fea.pt ou do telefone 266 748 383

O CAMINHO DA ÁGUA DA PRATA
Visita comentada
10h00 | Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli | Inscrições AQUI
No caminho de São Bruno, entre a água e o deserto, descobre-se como o conjunto agrícola e florestal da Quinta da Cartuxa se inscreve simbólica e funcionalmente no quotidiano dos monges que ali honravam a máxima Ora et Labora – Reza e Trabalha, e até onde nos leva a água  que  atravessa  o Aqueduto  da Água da Prata, cantado por Luís Vaz de Camões n’ Os Lusíadas

ESPAÇO #FUNDAÇÃOCONTIGO
10h00 - 13h00 | Páteo de São Miguel
Oficinas para jovens dos 10 aos 15 anos, com conteúdos nas áreas do património cultural, arte contemporânea, voluntariado e empreendedorismo.

TROCAR A BRINCAR
Atividade para crianças e jovens dos 7 aos 15 anos
10h00 - 17h00 | Páteo de São Miguel
Tens lá em casa livros, brinquedos e material escolar em bom estado, mas de que já não precisas? Gostarias de os partilhar e trocar por outros? Então vem até ao nosso ‘mercadinho de trocas’! Vê como participar aqui

VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO DO OUTRO LADO
15h00 | Centro de Arte e Cultura | Inscrições AQUI
Acompanhamos o curador José Ángel Torres num percurso por esta mostra dos mais representativos artistas da coleção de arte contemporânea sul-americana do MEIAC - Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo, de Badajoz, uma das mais importantes do género na Europa.

O ALFAIATE DE CADERNOS
Oficina para crianças e jovens dos 8 aos 14 anos
16h00 | Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida | Inscrições AQUI
Num tempo em que falar de comunicação nos coloca, de imediato, perante a realidade incontornável do “universo digital”, dos telemóveis com as suas infinitas apps e das redes sociais, recordamos uma outra “revolução tecnológica” ocorrida no século XV, protagonizada pela invenção da imprensa que transformou o livro num objeto de comunicação de massas. Através desta oficina de encadernação, desafiamos os mais novos a criar e a decorar o seu próprio livro, onde poderão guardar desenhos e muitas, muitas histórias… Atreves-te?

CAFÉ-CONCERTO
16h00 | Centro de Inovação Social, Páteo Pequeno | Inscrições AQUI
Em ambiente intimista, assista a pequenos concertos de jovens artistas da região, podendo ainda contactar com empreendedores sociais e outros agentes de mudança social.

BOM GRÃO FARÁ BOM PÃO
Sessão de contos
17h00 | Jardim das Casas Pintadas | Inscrições AQUI
Sessão com Brú Junça e Domingos Galésio. Contar histórias e estórias que, através da palavra, permitam uma viagem pelos sentidos partindo do elemento pão, tão vital para as gentes do Alentejo.
Projeto apoiado pela Medida de Apoio à Comunidade Artistica do Fundo Financeiro Extraordinário da Fundação Eugénio de Almeida


TRILOGIA DA CASA
Concerto
18h00 | Páteo de São Miguel | Inscrições AQUI
Um concerto intimista de Carlos Leitão, feito de fado tradicional  e de fado contemporâneo. Aqui se encontram, em diálogo cruzado com a voz, os instrumentos mestres do fado – a guitarra portuguesa e a guitarra clássica, às quais se junta a harmonização subtil da viola baixo.
Projeto apoiado pela Medida de Apoio à Comunidade Artistica do Fundo Financeiro Extraordinário da Fundação Eugénio de Almeida

 

 

Partilhar conteúdo: