Educação e Mediação
Temos, sobretudo, de aprender duas coisas: aprender o extraordinário que é o mundo e aprender a ser bastante largos por dentro, para o mundo todo poder entrar.
Agostinho da Silva
Para a temporada 2024/2025, o Serviço Educativo renova a oferta dos seus programas regulares de visitas guiadas para todos os públicos, visitas-jogo e oficinas nas exposições do Centro de Arte e Cultura e nos espaços patrimoniais do Páteo de São Miguel (Paço de São Miguel, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida e Coleção de Carruagens) e Jardim das Casas Pintadas.
Estas propostas, adaptadas aos diferentes públicos e ciclos de ensino, promovem a exploração e experimentação artística a partir das exposições de arte contemporânea e dos conteúdos históricos e artísticos dos espaços patrimoniais da Fundação, e fomentam a descoberta, a participação e a partilha de diferentes modos de ver.
Neste âmbito, destacamos um novo programa dirigido à primeira infância (creche) – Histórias nas pontas dos dedos –, no qual propomos a exploração multissensorial dos materiais, das formas e das cores que compõem as obras das exposições.
Ainda para as escolas, continua disponível o Museu Portátil, agora na forma de uma maleta pedagógica, cujos conteúdos poderão ser ativados autonomamente por educadores, professores e alunos, para trabalhar temas relacionados com os museus, coleções, arte, paisagem ou património. Para todos os outros interessados, esta maleta estará à venda, a partir de janeiro, na loja do Centro de Arte e Cultura.
Para crianças e jovens fora do contexto escolar, mantêm-se as oficinas para os períodos de férias, e contamos com dois novos programas: uma oficina de teatro – Representar a terra –, para crianças entre os 6 e os 10 anos; e as oficinas de experimentação artística Pensar com as mãos, para jovens dos 10 aos 14 anos, todas as 4as feiras, à tarde.
Esta programação alarga-se ainda às famílias, com atividades regulares como os Sábados Criativos, as visitas-jogo nas exposições ou o Ateliê Miúdinho, um conjunto de experiências multissensoriais para bebés dos 10 aos 30 meses.
Esperamos que todas estas propostas possam desafiar os sentidos e a imaginação, desenvolver o pensamento crítico e a criatividade, criar pontes, construir relações, transformar os modos de habitar os lugares, e fazer, com todos, comunidade!