As conversas dos outros

com José Pedro Serra

 

 

"Do Riso e da Tragédia na Arte"

20 de março | 18h00

Entrada livre

 

"Do Riso e da Tragédia na Arte" é o tema da conferência de José Pedro Serra, que conclui o ciclo 'As conversas dos Outros'.

Focado nos trabalhos de Pedro Proença expostos em 'O Riso dos Outros', José Pedro Serra procurará refletir sobre o entrelaçamento entre o trágico e o cómico aí presentes, bem como alguns riscos desta tessitura.

 

 

José Pedro Serra

Licenciou-se em Filosofia, em 1980, na Faculdade de Letras de Lisboa e no mesmo ano terminou o 5º ano do Curso de Teologia na Universidade Católica.

Em 1989 obteve o grau de Mestre em Literatura Grega na FLUL e em 1999 obteve o grau de Doutor em Cultura Clássica na mesma Universidade.

É professor catedrático no Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Autor de vários artigos e conferências na área da cultura, da literatura e da filosofia, participou em vários eventos na Fundação Gulbenkian, em Serralves, na Culturgest.

Em 2006, publicou Pensar o Trágico (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian), obra a que foi atribuido o prémio do Pen Club 2007, na categoria de Ensaio. Recebeu igualmente o prémio Jacinto do Prado Coelho da Associação Portuguesa dos Críticos Literários.

É atualmente o Diretor da Biblioteca da mesma instituição. Coordena a linha de investigação sobre Matrizes Clássicas e Cultura Europeia.

Partilhar conteúdo: