Performance como desenho, desenho como performance

 

25 de maio | 21h30

XIE RONG [ECHO MORGAN]
One Woman Show


"Este não é apenas um desenho performativo mas, também, um desenho conceitual e narrativo. Eu gosto de acompanhar o público no percurso da minha vida. Sou uma jovem chinesa com uma infância conturbada. Vim de uma família separada, filha de um pai gangster... que lambe o meu rosto e pescoço quando decide voltar a casa às vezes... Fui criada pela minha mãe solteira, tentando simplesmente sobreviver, ao cenário caótico dos anos 80, da urbanização da China.

Era também uma jovem estudante no estrangeiro, que sofreu de vários assédios sexuais: desde o primeiro motorista de táxi que me levou de Heathrow (Londres) até ao diretor da escola que em tempos tratei com todo o respeito como se fosse o meu pai! Mas dancei e diverti-me ao longo dos meus anos vinte. Era a garota ‘panda’ desejada das discotecas londrinas!

Quando me tornei mãe, pela primeira vez na vida, senti um amor incondicional, mas estava alienada com o meu novo corpo curvilíneo e no novo papel de dona de casa."


Nascida na China comunista das Reformas Económicas, Echo Morgan (de nome verdadeiro, Xie Rong) estudou na Escola Secundária do Instituto de Belas Artes de Sichuan antes de se mudar para Londres, onde  se licenciou em Design Gráfico pela Central Saint Martins obtendo um mestrado em Belas Artes pelo Royal College of Art.

Desde 2011 que colabora com o fotógrafo Jamie Baker em intervenções fotográficas integrando o seu trabalho de performance. Vive e trabalha em Londres.

 

Entrada livre

Partilhar conteúdo: