Património Cultural

Família Eugénio de Almeida

Conheça a história da famíila Eugénio de Almeida, uma das mais influentes no séc. XIX em Portugal.

Páteo de São Miguel

Conjunto arquitetónico que inclui o Paço de São Miguel, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, a Coleção de Carruagens e a Ermida de S. Miguel. Nele se localiza a Sede da Fundação Eugénio de Almeida.

Paço de São Miguel

Construído no período Romano-Visigodo, foi Alcácer mourisco e sede da Ordem Militar de S. Bento de Calatrava. Por ele passaram grandes vultos da História de Portugal. Está classificado como Monumento Nacional desde 1922.

Arquivo e Biblioteca

O Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, inclui os fundos bibliográficos e arquivísticos da família do Instituidor da Fundação, reunidos entre os séculos XVIII e XX, ao longo de quatro gerações no exercício de diversas atividades.           

Coleção de Carruagens

Espaço museológico que dá a conhecer as antigas carruagens da família Eugénio de Almeida.

As Casas Pintadas

As Casas Pintadas são um imóvel classificado de Interesse Público desde maio de 1950. O seu jardim alberga um exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI.

Património Arqueológico

Nos cerca de 6.500h que prefazem o conjunto das proprieddes da Fundação Eugénio de Almeida, encontra-se um importante património arqueológico, testemunho da presença de comunidades há milhares de anos na região de Évora. Conheça aqui esse património.

Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora

Projeto que permitiu conhecer o património artístico e religioso da Arquidiocese de Évora.

Património cultural

Conheça aqui os programas de visitas e oficinas para o Páteo de São Miguel destinados a crianças e jovens de diferentes ciclos de ensino.

 

Publicações

Conheça aqui algumas das publicações editadas pela Fundação Eugénio de Almeida no âmbito dos seus projetos culturais.

}

Arquivo de Imagens

Reveja no arquivo de imagens algumas das atividades realizadas pela Fundação Eugénio de Almeida no âmbito da conservação, conhecimento, acesso e divulgação do património cultural.

Partilhar conteúdo: