arquivo & biblioteca
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
O Senhor X
2022-12-17 | RC
Vasco Maria Eugénio de Almeida e o escultor Delfim Maya, embora à época não se conhecessem, tinham um amigo em comum. Chamemos-lhe, para o caso, Senhor X. Tendo conhecimento pelo Senhor X de que o artista, nascido no Porto, estaria a atravessar uma fase financeira menos desafogada, Vasco Maria considerou ser um momento oportuno para investir em arte. Com a mesma discrição que sempre utilizava nestas circunstâncias, pediu ao Senhor X que mediasse a aquisição de um conjunto de peças em bronze no valor total de 35.000$00 escudos, montante considerável para a época que, de pronto e num gesto de total confiança, passou para as mãos do Senhor X. A história assumiu contornos de caricatura quando, pasme-se, o nome do Senhor X foi atribuído à rua de uma cidade do país porque, precisamente por alturas desta apropriação indevida de fundos tinha feito doação de uma certa coleção a uma entidade pública. Teria sido esta a solução encontrada por Vasco Maria para que o caso ficasse sanado? Fosse ou não, a rua poderia hoje muito bem denominar-se «Vasco Vill'Alva» que, de forma inusitada, terá contribuído, ainda que nesta circunstância, com o seu total desconhecimento, para mais uma importante ação mecenática!
No que se refere às esculturas de Delfim Maya, encontram-se hoje no Paço de São Miguel, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora. Uma delas, na Sala da Conversadeira, representa um cavaleiro tauromáquico e não é habitualmente alvo da curiosidade dos visitantes, por desinteressados da temática ou por estranhos aos méritos estéticos ou estilísticos da peça. No entanto, a história que esteve por detrás da sua aquisição, e que agora se conhece, confere-lhe um significado muito próprio. Constitui mais uma evidência das preocupações humanas e sociais que impulsionaram os pequenos e os grandes gestos de Vasco Maria Eugénio de Almeida ao longo de uma vida cujo rumo foi, na verdade, marcado pela enorme sensibilidade que sempre demonstrou face às dificuldades de todas e de cada uma das pessoas com as quais o seu destino se cruzou. A prova cabal disso mesmo é que, apesar da apropriação indevida de dinheiro, da difamação e da deslealdade que o Senhor X praticou, Vasco Vill’Alva não só nunca lhe moveu nenhum processo judicial, como não o denunciou publicamente, apesar de estar na posse de toda a documentação que o permitia fazer. Essa é, aliás, a exata medida do seu carácter, e também a razão pela qual a identidade do Senhor X (aspeto absolutamente indiferente para o caso), naturalmente, aqui se omite. A história da aquisição destas peças, no entanto, pela relevância que tem para conhecer e compreender a personalidade de Vasco Maria Eugénio de Almeida, não pode nem deve deixar de ser contada[2]. ![]()
_______________ [1] Carta do Senhor X para Delfim Maya, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida. [2] Propositadamente, não foram mencionados neste texto datas, locais ou outros elementos de natureza idêntica. Ao longo da sua vida, apenas em dois casos se consegue identificar um tratamento diferenciado, por parte de Vasco Maria, em relação à documentação produzida, tanto de âmbito particular, como a de natureza administrativa relacionada com a gestão da Casa Eugénio de Almeida. Este foi um deles. O outro é mais uma longa história que, em comum, tem a circunstância de envolver a deslealdade de alguém em quem depositara toda a confiança e que, curiosamente, tem hoje, também, o seu nome inscrito em diversas ruas do país. Tal abordagem evidência o quanto era importante para si o cumprimento da palavra dada e o quanto o afastamento deste princípio por parte daqueles em quem confiava, o desapontava.
|
|
O ARQUIVO
A BIBLIOTECA
No sistema de informação da Casa Eugénio de Almeida a biblioteca ocupava um lugar central. Expressão da natureza pragmática de uma família de empreendedores como foram os Eugénio de Almeida, este fundo bibliográfico reveste-se de um caráter instrumental no sentido em que constitui um repositório de conhecimento e de informação sistematicamente consultada quer para instruir as tomadas de decisão, quer para servir de apoio ao estudo de temáticas associadas às suas atividades económicas ou à intervenção pública que protagonizaram. Uma prova da importância da biblioteca enquanto fonte de informação e de conhecimento foi a contratação, na década de 1860, de Francisco Casassa, funcionário da Biblioteca Nacional, para proceder à organização e catalogação dos milhares de obras que constituíam o acervo reunido por José Maria Eugénio de Almeida. O resultado do encargo foi a produção de um Cathalogo Methodico que passou a constituir uma ferramenta de pesquisa essencial para assegurar o acesso rápido às obras ou à informação que era necessário consultar. Entre as obras mencionadas neste instrumento de pesquisa, a mais antiga foi impressa em 1498 e compila todas as cartas de privilégio papais concedidas à Ordem de Cister. No entanto, a grande maioria do fundo bibliográfico da família Eugénio de Almeida é composta por livro antigo e por obras publicadas nos séculos XIX e XX nas mais diversas áreas de conhecimento - Ciências eclesiásticas, Ciências morais e políticas, Direito, Ciências naturais e exatas, Belas-artes, artes e ofícios, Literatura, História, Agricultura, Educação, etc. Para além desta documentação, bem como da entretanto produzida e acumulada pela Fundação desde a sua criação em 1963, o Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida tem também à sua guarda a antiga biblioteca do Instituto Superior Economico e Social de Évora (ISESE), estabelecimento de ensino criado por Vasco Maria Eugénio de Almeida em articulação com a Companhia de Jesus, que representou o regresso dos estudos superiores à cidade, cerca de 200 anos após a extinção da Universidade de Évora.
Horário Consulta de documentação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14 às 17h30, mediante marcação prévia. Visitas guiadas mediante marcação prévia, integradas na visita ao Paço de São Miguel.
Coordenadas 38.572578º, -7.905894º
Contactos Tel. (+351) 266 748 300 |
|
|
|
Partilhar conteúdo: