Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora

 

O compromisso institucional da Fundação Eugénio de Almeida na salvaguarda, no conhecimento e na valorização do património cultural levou à constituição de uma parceria de colaboração com a Arquidiocese de Évora para a inventariação do património artístico diocesano.

 

Entre 2002 e 2014, uma equipa multidisciplinar de especialistas efetuou o estudo, a inventariação e a informatização dos acervos de igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas de 158 paróquias localizadas em 24 concelhos dos distritos de Évora, Portalegre, Santarém e Setúbal.  

 

Estes acervos são constituídos por pinturas, esculturas, ornamentos, alfaias litúrgicas, paramentos, instrumentos musicais, documentos de arquivo e livros antigos, bem como por obras de património integrado - frescos, talha, azulejaria e tumulária – , representando todo um vasto conjunto de interpretações artísticas que, ao longo dos séculos, têm testemunhado a simbiose entre a fé, a tradição e a cultura de uma comunidade e de um país.

 

Em Inventário Artístico da Arquidiocese pode encontrar-se uma base de dados com milhares de peças especialmente selecionadas para consulta geral, que inclui uma plataforma especialmente criada para o público jovem. Destaca-se ainda um conjunto de roteiros temáticos elaborados por especialistas e investigadores em História da Arte.

 

 

 

 

 

1 Alandroal - 2 Alcácer do Sal - 3 Arraiolos - 4 Avis - 5 Benavente - 6 Borba - 7 Campo Maior - 8 Coruche - 9 Elvas - 10 Estremoz - 11 Évora - 12 Fronteira - 13 Monforte - 14 Montargil - 15 Montemor-o-Novo - 16 Mora - 17 Mourão - 18 Portel - 19 Redondo - 20 Regengos de Monsaraz - 21 Sousel - 22 Vendas Novas - 23 Viana do Alentejo - 24 Vila Viçosa

Partilhar conteúdo: