«CHIQUE A VALER»

Realizou-se ontem o baile oferecido pelo corpo comercial. Suas majestades compareceram. O número de convidados era extraordinário...»
2021-04-14

Em 1882, o Palácio de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa, à época a principal residência da família Eugénio de Almeida, recebeu um «elegantíssimo» baile, que contou com a presença do Rei D. Luís e da Rainha D. Maria Pia. A notícia do evento foi publicada na edição do Diário Illustrado de 15 de janeiro de 1882[1]. Apesar da presença Real e do «extraordinário» número de convidados, o jornalista que acompanhou o evento pareceu sobretudo impressionado com o requinte do palácio a cuja descrição dedicou quase todo o artigo. O tom utilizado no relato faz recordar, aliás, as falas de Dâmaso Salcede, personagem criada pela imaginação de Eça de Queirós, que quando visitou o Ramalhete onde residiam Os Maias aprovou tudo o que encontrou na casa com o seu inevitável comentário… «Chique a valer». 

No mês em que passam 149 anos sobre o falecimento de José Maria Eugénio de Almeida (+1872-04-23), responsável pela reedificação do Palácio de São Sebastião da Pedreira na década de 1860, recordamos este baile através de um vídeo inspirado na notícia original do Diário Illustrado e nas fotografias do edifício realizadas por Horácio Novais em 1947, aquando da sua venda ao Estado Português por Vasco Maria Eugénio de Almeida.

 

 
       

[1] Realizou-se ontem o baile oferecido pelo corpo comercial... Diário Illustrado. Lisboa: Imprensa de Souza Neves. N.º 3119 (1882-01-15), p. 2. Esta publicação encontra-se disponível online, através da Biblioteca Nacional Digital. O número em causa do Diário Illustrado pode ser consultado através deste LINK.

       
       
       

Partilhar conteúdo: