Mais de 100 altos quadros de direcção e técnicos participaram em distintas acções de formação promovidas pelo OSA

19-05-2011

O Observatório Social do Alentejo (OSA) tem como objectivo reforçar as competências organizacionais das instituições privadas sem fins lucrativos do distrito de Évora, contribuindo para uma melhor qualidade do serviço prestado pelas mesmas junto dos seus distintos públicos.


No primeiro quadrimestre de 2011, o OSA promoveu o Curso Intensivo de Comunicação Institucional e o Curso Intensivo de Gestão da Formação, bem como um Ciclo de Workshops sobre Gestão do Capital Humano, entre outras iniciativas, onde participaram um total de 107 representantes das organizações do terceiro sector do distrito de Évora.


CURSO INTENSIVO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Considerando a necessidade de capacitar os Administradores e Altos Quadros destas organizações para se relacionarem e comunicarem com os media, mas também para poderem desenvolver e implementar um Plano Estratégico de Comunicação nas instituições, foi convidada a Dr.ª Marta Lopes, docente na área de Marketing Cultural e Comunicação da Universidade Lusófona e consultora em projectos de marketing, comunicação, formação profissional e assessoria de imprensa, para ministrar este Curso.


Durante 3 dias, 16 a 19 de Fevereiro, 9 altos quadros de diferentes organizações participaram neste Curso, onde foi ainda incluída uma sessão de media training.


CURSO INTENSIVO DE GESTÃO DA FORMAÇÃO

O desenvolvimento de projectos formativos é transversal à grande maioria das organizações sem fins lucrativos, sendo essencial que as mesmas possam melhorar nos processos de gestão e execução dos mesmos.


Com base nestes pressupostos, o OSA promoveu nos dias 22, 29 de Março e 5 de Abril o Curso Intensivo de Gestão de Formação, dirigido essencialmente a gestores e coordenadores na área da formação destas organizações.


Com o objectivo de aprofundar o conhecimento das principais etapas da gestão da formação e de desenvolver um sistema de Gestão da Qualidade para a área da Formação, foi convidada a Dr.ª Maria de Lurdes Calisto, consultora especializada em Gestão e Avaliação da Formação, para ministrar o Curso. Participaram 18 representantes das organizações do terceiro sector.


CICLO DE WORKSHOPS GESTÃO DO CAPITAL HUMANO

O OSA tem vindo a desenvolver Ciclos de Workshops temáticos que potenciem a capacitação em diversas áreas de gestão das organizações.


Considerando a lacuna na área da Gestão do Capital Humano, identificada no Diagnóstico de Necessidades Formativas realizado no final de 2010, o primeiro Ciclo de Workshops de 2011 foi precisamente focado nesta matéria.

Com inicio em 8 de Fevereiro, o primeiro Workshop foi sobre Técnicas de Motivação de Equipas, dinamizado por Luís Caeiro, Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica. A segunda sessão incidiu sobre o tema Criatividade e Inovação, no dia 3 de Março, e foi ministrada por Luísa António, especialista nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Pessoal, Liderança, Comunicação, Vendas e Negociação.


Inteligência Emocional foi o tema abordado no terceiro workshop, que decorreu em 23 de Março a cargo de Mário Ceitil, Professor Convidado na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica e Professor Auxiliar Convidado da Universidade Lusófona. O último Workshop foi novamente ministrado por Luís Caeiro, dia 20 de Abril, sobre Gestão de Conflitos.


Participaram neste Ciclo de Workshops um total de 80 representantes de instituições privadas sem fins lucrativos de âmbito social e cultural do distrito de Évora.


Inquiridos sobre os motivos que os levaram a participar nestas acções de formação, os participantes relevaram a “excelência dos formadores”, “a sua elevada capacidade de comunicar claramente os conhecimentos”, a “motivação e empatia que criam nos grupos”, bem como a “pertinência e actualidade dos temas” e a “forma bem estruturada das acções de formação”.


      

     

 

Partilhar conteúdo: