PLANO DE FORMAÇÃO PARA 2012

Entidade Promotora

Fundação Eugénio de Almeida

 


CURSOS


 

1. Curso Intensivo de Avaliação do Impacto da Formação

 

Carga Horária: 21h

 

Horário: Das 09.30h às 18.00h

 

Data de Realização: 4, 11 e 18 de Abril

 

Destinatários: Administradores, gestores, quadros superiores e técnicos de instituições privadas sem fins lucrativos, com responsabilidade na área da gestão da formação.

 

Objetivo: Promover competência para a implementação e desenvolvimento de uma metodologia de avaliação das atividades de formação, ajustada ao contexto das organizações acreditadas pela DGERT.

 

Formadora: Maria de Lurdes Calisto, consultora especializada nas áreas da Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Avaliação da Formação e Desenvolvimento Organizacional.

 

2. Curso Intensivo de Planeamento Estratégico


Carga Horária: 21h

 

Horário: Das 09.30h às 18.00h

 

Data de Realização: 11, 12 e 13 de Abril

 

Destinatários: Administradores, gestores, quadros superiores e técnicos de instituições privadas sem fins lucrativos, com responsabilidade na área da qualidade.

 

Objetivo: Fomentar o conhecimento sobre planeamento estratégico, enquanto instrumento funadamental para o desenvolvimento organizacional e definição da sua orientação estratégica.

 

Formadora: António Batista, concultor em Planemaneto Estratégico e Avaliação, Elaboração de Diagnósticos e Planos de Desenvolvimento Local.

 

3. Curso Intensivo de Qualidade e Certificação das IPSS


Carga Horária: 21h

 

Horário: Das 09.30h às 18.00h

 

Data de Realização: 11, 13 e 18 de Junho

 

Destinatários: Administradores, gestores, quadros superiores e técnicos de instituições privadas sem fins lucrativos, com responsabilidade na área da qualidade.

 

Objetivo: Promover competência e conhecimento aplicado sobre desenvolvimento e implementação de sistemas de Qualidade e Certificação das respostas sociais das IPSS.

 

Formadora: Helena Recto, consultora e formadora para processos de implementação de sistemas integrados de gestão, avaliação da qualidade das respostas sociais e processos de desenvolvimento organizacional. Docente convidada da Universidade Católica Portuguesa - Centro Distrital do Porto.

 

4. Curso Intensivo de Gestão de Recurso Humanos


Carga Horária: 21h

 

Horário: Das 09.30h às 18.00h

 

Data de Realização: 11, 12 e 13 de Julho

 

Destinatários: Administradores, gestores, quadros superiores e técnicos de instituições privadas sem fins lucrativos, com responsabilidade na área da gestão de recursos humanos.

 

Objetivo: Desenvolver competências sobre a Gestão Recursos Humanos, numa óptica estratégica e de acordo com a missão e valores da organização, tendo em vista optimizar o potencial e talento do capital humano.

 

Formadora: Maria de Lurdes Calisto, consultora especializada nas áreas da Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Avaliação da Formação e Desenvolvimento Organizacional.

 

5. Curso Intensivo de Gestão para Dirigentes das Organizações do Terceiro Setor


Carga Horária: 76h (69h em sala + 1 dia para apresentação de trabalho final - 7h)

 

Horário: Laboral (Das 09.30h às 18.00h) e pós-laboral (das 18.00h às 21.00h)

 

Data de Realização: Outubro e Novembro (dias por definir)

 

Destinatários: Dirigentes e quadros superiores de instituições privadas sem fins lucrativos , com ou sem formação em gestão.

 

Objetivo: Qualificar os dirigentes que pretendam adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos de gestão numa perspectiva holística.

 

Equipa de formadores: Roque Amaro, António Batista, Marta Lopes, Maria de Lurdes Calisto e Rosália Marques.

 


FORMAÇÃO TEMÁTICA


 

Ciclo de Workshops "Empreendedorismo e Inovação Social nas Organizações do Terceiro Setor"

Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento de iniciativas empreendedoras e inovadoras nas organizações do terceiro sector, promovendo uma atitude de mudança e de sustentabilidade para as mesmas.

 

1. Estratégia, Empreendedorismo e Inovação Social (7h)

 
22 de Março | 10h00-13h00 / 14h30 – 17h30

 

2. Fomentar a Criatividade e a Inovação nas Organizações (7h)

 
19 de Abril | 10h00-13h00 / 14h30 – 17h30

 

Facilitadora: Rita Fortunato Batista, Directora do Instituto de Empreendedorismo Social, Membro do Conselho Consultivo da Stone Soup Consulting, Gestora de Projectos e Consultora na Executive Leanrning Partnership

 

3. Inovação e Desenvolvimento de Novos Serviços (7h)

 
24 de Maio | 10h00-13h00 / 14h30 – 17h30

 

Facilitadora: Madalena Alves Pereira,  fundadora da Call to Action, consultora para o desenvolvimento de planeamento estratégico de organizações, estratégias e plano de angariação de fundos.

 

4. Como acelerar a Inovação Social nas organizações (7h)

 
21 de Junho | 10h00-13h00 / 14h30 – 17h30

 

Facilitadora: Claudia Pedra, Coordenadora Executiva da Luta contra o Tráfico Humano também no IEEI, Sócia Gerente da Stone Soup Consulting, Técnica Coordenadora da Bolsa de Valores Sociais.

 

*****

 

Destinatários: Administradores, gestores, quadros superiores e técnicos de instituições privadas sem fins lucrativos do distrito de Évora.

 

Nota: As inscrições só podem ser efetuadas 1 mês antes do início da ação, no menu formação, inscrição on-line, deste site. 

 

Todas as ações de formação decorrem no Fórum Eugénio de Almeida.

Partilhar conteúdo: