Plat.For.Évora - Plataforma para a Coesão e Inovação Social em Évora

 

Área Geográfica:

Concelho de Évora

Destinatários:

Organizações do Terceiro Setor

Financiamento: InAlentejo

Descrição do Projeto:

Na continuidade do trabalho desenvolvido pela Fundação Eugénio de Almeida, é objetivo deste projeto criar a PLAT.FOR.ÉVORA - Plataforma para a Coesão e para a Inovação Social em Évora.
Pretende-se com esta Plataforma contribuir para a coesão e para a inovação das instituições privadas sem fins lucrativos, através do apoio à gestão e à capacitação das organizações do terceiro setor do distrito de Évora.

Objetivo Geral: Promover o networking para a Inovação Social, estimulando processos organizacionais e relacionais inovadores com vista à melhoria do desempenho das OTS e consequentemente das suas respostas e sustentabilidade.

Objetivos Específicos:

- Promover a reflexão crítica e a construção de visões partilhadas;

- Reforçar o capital relacional das organizações do terceiro setor e outras organizações;

- Fortalecer a sustentabilidade económica das organizações, através da promoção do empreendedorismo social,

- Contribuir para o reforço da Capacitação das OTS.

 

Atividades:

1 - Reflexão

Reflexão conjunta e alargada sobre as necessidades das organizações do terceiro setor, a criação de uma metodologia de trabalho comum para a sua superação, inicio da construção de uma Visão Comum para o território.

2 - Relação

A componente Relação pretende potenciar o trabalho desenvolvido com uma análise de redes numa perspetiva mais alargada de envolvimento sectorial mas também geográfico, trazendo para a reflexão conjunta contributos de especialistas e de organizações, oriundos de outras regiões e países, com o objetivo de valorizar e enriquecer a reflexão / intervenção.

3- Capacitação

As necessidades de Capacitação das organizações do terceiro setor, identificadas  na fase de análise de redes, serão colmatadas através de momentos de trabalho concreto (workshops temáticos) com consultores e especialistas de áreas diversas 

4 - Mediação/Participação

Promoção da mediação entre os recursos distintas organizações  (espaços, bens ou serviços de apoio à gestão das organizações), com vista a resolução de problemas comuns através de uma Plataforma Web e no desenvolvimento de micro-iniciativas piloto.

Partilhar conteúdo: