EQUAL - Ação 3

 

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05-12-2007 - 31-07-2009

 

Entidade Promotora 
Fundação Eugénio de Almeida

Área Geográfica 

Alentejo e Algarve

Destinatários 

Organizações

Entidades Parceiras: Caritas Diocesana de Évora, Beira Serra – Associação de Desenvolvimento Local, Agrupamento Monte e Câmara Municipal de Tavira.

Descrição

Este projecto resulta da experiência desenvolvida na Acção 2 do projecto Orientar, Servir e Apoiar – Promover a Conciliação da Vida Familiar e Profissional, e tem como objectivo disseminar o produto designado por “Officebox do Voluntariado - Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade”.

Objetivos Gerais

- Promover a criação de Núcleos de Voluntariado de Proximidade (NVP), estruturas locais de âmbito geográfico variável, baseado no conceito de proximidade, vocacionadas para a resolução de problemas sociais, que não impliquem uma intervenção profissional, com recurso à mobilização da comunidade para a prática do voluntariado;

- Facultar instrumentos que facilitem a operacionalização, a gestão eficiente e a dinamização de NVP;

- Partilhar a experiência resultante da criação de NVP no concelho de Évora, com outras organizações com interesse e/ou experiência de trabalho na área do voluntariado.

Objecivos Específicos

- Divulgar a metodologia de implementação dos NVP em duas localidades, sedeadas no Alentejo Central e Algarve;

- Apoiar e acompanhar as Entidades Incorporadoras do produto na criação de NVP;

- Formar agentes (formadores e outros técnicos) potencialmente participantes no processo de incorporação do produto em temáticas relevantes para a operacionalização do mesmo;

- Promover competências ao nível da prática, gestão e formação de voluntariado nos recursos humanos das organizações (técnicos, dirigentes e agentes);

- Divulgar a metodologia de implementação dos NVP junto dos Bancos de Voluntariado existentes, a nível nacional, através do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNVP).

Atividades

1 - Reprodução da Officebox do Voluntariado – Gestão e Animação de Voluntariado de Proximidade

Revisão dos conteúdos da Officebox e reprodução da embalagem, que inclui dois CD’s, para distribuição junto das organizações alvo da disseminação.

2 - Divulgação da Officebox do Voluntariado

Pretende-se nesta actividade definir a estratégia de comunicação e marketing, recorrendo a uma Consultoria Especializada em Relações Públicas e Comunicação, e a um Media Partner.

A Internet será também um instrumento privilegiado, através das páginas web das várias instituições parceiras, utilizando também outros meios de divulgação (imprensa e rádio)

Por outro lado, pretende-se envolver a equipa de projecto em iniciativas promovidas por entidades da PD (ex. Encontro de Caritas Diocesanas, Celebração do Dia Internacional do Voluntário) ou externas a esta PD (ex. Encontro de Bancos de Voluntariado) que possam divulgar o produto junto dos potenciais incorporadores, tais como, seminários, certames, mostras, market place e outros.

3 - Organização e realização de workshops

Organização de workhops com o objectivo de reforçar as competências dos agentes chave (técnicos, dirigentes, formadores, outros) que venham a participar na disseminação e/ou incorporação do produto, como é o caso da “implementação e dinamização de voluntariado de proximidade” e da “gestão de programas de voluntariado”.

Está prevista a realização de dois workshops sobre “implementação e dinamização de voluntariado de proximidade” com a duração de 12h, a realizar em Tavira e em Arraiolos; a realização de dois workshops sobre “gestão de programas de voluntariado” com a duração de 6h, a decorrer em Évora; e dois workshops de “iniciação ao voluntariado” com a duração de 6h, a decorrer em Évora e Tavira.

4 - Formação

Realização de um “Curso Inicial em Voluntariado”, dirigido a formadores, dirigentes, técnicos e voluntários, com o objectivo de capacitar os potenciais agentes que irão intervir no processo de disseminação e transferência, na fase de apropriação, com conhecimentos sobre voluntariado, designadamente o enquadramento conceptual e legislativo e as diferentes possibilidades de intervenção através do voluntariado.

Por outro lado ainda, prevê-se no âmbito desta actividade promover a formação externa da equipa técnica do projecto, nomeadamente com recurso à Escola de Voluntariado de Madrid, no sentido de proporcionar a troca de experiências em contextos diversificados e o reforço de competências da referida equipa, potenciando a qualidade do processo de disseminação.

5 - Apoio à implementação de Núcleos de Voluntariado de Proximidade

Através desta actividade pretende-se promover as condições fundamentais para garantir a apropriação e incorporação da metodologia para implementação dos Núcleos de Voluntariado de Proximidade. O desenvolvimento desta actividade implica a realização de reuniões de acompanhamento, sessões de Coaching & Mentoring, estágios e visitas aos contextos onde o voluntariado é uma prática bem sucedida.

6 - Gestão, Coordenação e Avaliação do Projecto

Consiste na definição dos mecanismos gestão do projecto, coordenação dos recursos técnicos e financeiros, avaliação e monitorização das diferentes actividades.

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