Orientar, Servir e Apoiar: promover a conciliação da vida familiar/profissional.

 

logo_Orientar

01-07-2006 - 31-07-2007


Entidade Promotora
Fundação Eugénio de Almeida

Área Geográfica
Concelho de Évora, Zona de intervenção privilegiada

Destinatários
Famílias

Descrição
Conciliar as responsabilidades familiares e profissionais é um desafio que faz parte do quotidiano das famílias, na nossa comunidade, como em todas as outras.

O projecto “Orientar, Servir e Apoiar”, de âmbito local, procura sensibilizar a comunidade para um problema que, em muitos casos, tem como resultado inevitável, a dificuldade das famílias em prestarem um apoio de qualidade aos seus membros mais dependentes, nomeadamente, crianças e idosos.

Este projecto promove uma cultura de solidariedade e cidadania activa e envolve a comunidade na procura de soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida familiar, particularmente, através do recurso ao voluntariado social.

Trabalhar em parceria, criar sinergias, promover a igualdade de oportunidades e as potencialidades do voluntariado no apoio à família são os princípios subjacentes a este projecto sobre a conciliação entre a vida familiar e profissional.

Objetivos:

- Sensibilizar a comunidade, as instituições e os agentes sociais para a problemática da conciliação entre a vida familiar e profissional, enquanto aspecto particular da Igualdade de Oportunidades;

- Desenvolver experiências inovadoras, qualificadas, sustentáveis e transferíveis que permitam novas abordagens e soluções qualitativas para a questão da conciliação familiar e profissional;

- Orientar as práticas de voluntariado, organizado e informal, para uma dimensão exploratória na área da conciliação;

- Servir os interesses das famílias, dos jovens e das organizações, através da demonstração da flexibilidade e potencialidades do voluntariado;

- Apoiar e promover o encontro entre os prestadores e os beneficiários de voluntariado;

- Promover competências nos voluntários sociais, para o desempenho adequado e rigoroso da sua actividade.

 Atividades

1 - Bolsa de Voluntários Sociais para o Apoio à Conciliação da Vida Familiar e Profissional
Promove o encontro entre procura e oferta de voluntariado. A Bolsa recebe e gere as inscrições dos interessados em desenvolver voluntariado social, junto de famílias, instituições sociais e outras organizações, na perspectiva de fomentar o desenvolvimento de actividades que facilitem a conciliação da vida familiar e profissional, nomeadamente, de gestão doméstica, animação e acompanhamento pessoal a idosos e/ou crianças.

2 - Núcleos Locais de Voluntariado de Proximidade

 nucleo_proximidade_site1

Criação de quatro núcleos de voluntariado de proximidade, através dos quais se procura dar resposta a alguns problemas sociais, designadamente àqueles que derivam da dificuldade em conciliar as responsabilidades familiares e laborais. Estes núcleos procedem à gestão local do encontro entre a procura e a oferta de voluntariado, em função das necessidades identificadas, e à divulgação do seu funcionamento, em articulação com a Bolsa de Voluntários. A constituição destes núcleos é uma experiência piloto, de carácter exploratório, prevendo-se a sua implementação em seis freguesias do concelho de Évora: Sé e São Pedro, São Mamede e Santo Antão (núcleo do centro histórico); Bacelo; Sra. da Saúde e Malagueira.

3 - Workshops para a Promoção do Voluntariado

Dinamização de sessões de sensibilização e esclarecimento sobre várias perspectivas do voluntariado social: workshops direccionados para o ensino secundário e para o ensino superior, com o objectivo de motivar os jovens para a importância do exercício de uma cidadania activa, através do seu envolvimento em práticas de voluntariado que contribuam para apoiar/facilitar a conciliação; workshops dirigido às chefias e quadros técnicos das instituições sociais, de forma a motivar a implementação de programas de voluntariado para o apoio às actividades institucionais que facilitem a conciliação; workshops para empresas sobre as vantagens das práticas facilitadoras da conciliação, impactes na produtividade e motivação dos funcionários, numa introdução ao conceito de voluntariado empresarial.

4 - Formação de Voluntários Sociais para a Conciliação da Vida Familiar e Profissional

 Formação 

Realização de acções de formação para voluntários visando promover as suas competências no trabalho com crianças e idosos junto das famílias, instituições sociais e outras organizações, numa perspectiva de apoio à conciliação entre a vida familiar e profissional. Pretende-se difundir o voluntariado numa perspectiva de valorização e qualificação do desenvolvimento comunitário, enquadrando o trabalho voluntário com o trabalho técnico, dotando os participantes com os instrumentos necessários para o seu desempenho. Estas acções de formação incluem um módulo sobre conciliação, proporcionando aos voluntários a reflexão sobre alguns problemas familiares e prospectando a sua possível intervenção neste âmbito.

5 - Cooperação Transnacional

 ParceriaTransnacionalParceiraTransnacional

 A componente transnacional deste projecto foi estabelecida no âmbito da parceria com o projecto espanhol “Torre Pacheco: conciliando responsabilidades”, através do Acordo de Cooperação Transnacional “CONRES”. A partir da actividade transnacional procura-se conhecer as experiências de carácter complementar, produzidas pelos parceiros espanhóis, ao nível da igualdade de oportunidades e conciliação, e partilhar experiências e metodologias que promovam no terreno o contacto dos destinatários com a temática da conciliação, bem como possíveis mecanismos para a resolução de problemas associados ao tema.

 

Partilhar conteúdo: