FUNDAR

Cooperação Transfronteiriça entre as Fundações e o mundo empresarial para a promoção e a valorização da responsabilidade social

 

06-01-2005 - 31-12-2007

 

Entidade Promotora 
Fundação Eugénio de Almeida

Área Geográfica

Regiões transfronteiriças do Alentejo Central, Badajoz e Cáceres

Destinatários

Pequenas e médias empresas e instituições do terceiro sector das regiões transfronteiriças do Alentejo Central e Extremadura.

Descrição

O projecto FUNDAR – Cooperação Transfronteiriça entre as Fundações e o Mundo Empresarial para a Promoção e a Valorização da Responsabilidade Social parte da iniciativa de três Fundações, cuja experiência permitiu identificar a necessidade e as vantagens em aprofundar o conhecimento e promover a transferência de know-howem Responsabilidade Social através da cooperação transfronteiriça entre instituições do terceiro sector e empresas, para reforço da coesão social e económica.

A Responsabilidade Social é hoje um factor estratégico na política das empresas e uma alavanca da sua sustentabilidade. Ela é a resposta pró-activa, aberta e integrada das empresas às expectativas da sociedade no que respeita à lei, aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente. A Responsabilidade Social tem tido, até agora, maior visibilidade nas grandes sociedades e multinacionais, pelo que é fundamental estimular as pequenas e médias empresas a aderir a essa prática, em todas as suas dimensões: económica, ambiental, cultural e social, numa perspectiva do desenvolvimento integral e integrado das comunidades envolventes e da sociedade como um todo.

Neste contexto, o contributo das Fundações é inestimável. Sendo por essência, definição e praxis, paradigmas de Responsabilidade Social, as Fundações ocupam uma posição privilegiada na difusão dos valores que a sustentam e na sensibilização dos agentes da sociedade civil, em particular das empresas, para a sua importância e impacto efectivo na vida das pessoas, das comunidades e da sociedade em geral.

O projecto FUNDAR visa promover o desempenho organizacional em Responsabilidade Social no tecido empresarial do Alentejo Central e das regiões transfronteiriças de Badajoz e de Cáceres, particularmente nas pequenas e médias empresas.

Objectivo geral:

Dinamizar a cooperação transfronteiriça para promover a colaboração interinstitucional no domínio da Responsabilidade Social das Organizações (RSO).

Objectivos específicos:

- Aprofundar e difundir o conhecimento em RSO junto das empresas da região e da comunidade transfronteiriça em geral;

- Sensibilizar as empresas para a maximização do impacto positivo das suas actividades na comunidade através da adopção de um conjunto de práticas socialmente responsáveis;

- Promover parcerias e a transferência de know-how em RSO entre as instituições do terceiro sector e as empresas regionais e transfronteiriças;

- Abrir novas frentes de oportunidades às empresas para assumirem seu papel de intervenção social em conjunto com as instituições da sociedade civil.

 Actividades:

 - Organização de Seminários, Workshops e Encontros Intersectoriais

Realização de iniciativas de informação, partilha e troca de experiências e know-howem RSO entre empresas e instituições do terceiro sector, tendo em vista: explorar as várias dimensões da Responsabilidade Social através da abordagem de temas do interesse dos participantes e tendo em conta as suas necessidades práticas; fortalecer e promover, através de exemplos positivos nacionais e transfronteiriços, a responsabilidade social empresarial e a imagem das empresas como organizações socialmente responsáveis; e ainda, promover o contacto intersectorial e transfronteiriço.

- Desenvolvimento do Sistema de Informação

 Concepção e implementação de uma base de dados para registo das instituições do terceiro sector e empresas regionais e transfronteiriças. Vista como ponto de partida para a constituição de uma rede temática sobre Responsabilidade Social, esta base de dados, alojada num portal de informação próprio, acolhe o registo de todas as entidades que pretendam partilhar informações, práticas bem sucedidas, conhecimento e experiências diversas naquela área.

 - Constituição e Dinamização de uma Rede de Cooperação

Elaboração e publicação de um estudo transfronteiriço sobre RSO para reforço da implementação da rede temática. Este trabalho de recolha e tratamento de dados pretende sistematizar as representações e práticas de Responsabilidade Social das empresas e instituições do terceiro sector (quem faz, o que faz como faz e quais os efeitos) nas regiões transfronteiriças do Alentejo Central, Badajoz e Cáceres. A edição inclui ainda a legislação aplicável, quer em Portugal quer em Espanha, sobre esta matéria.

 - Produção e edição de materiais

Elaboração de conteúdos e concepção e produção de materiais informativos sobre Responsabilidade Social tendo em vista a sua divulgação junto das empresas, instituições do terceiro sector e comunidade transfronteiriça em geral. A criação de um portal de informação – que incluirá, para além de todo os conteúdos produzidos e compilados no âmbito do projecto, uma base de dados para empresas e instituições do terceiro sector –, irá favorecer o desenvolvimento de uma comunidade de prática baseada na Responsabilidade Social.

Partilhar conteúdo: