15 projetos resultaram da 2.ª Edição do Curso de Empreendedorismo para Jovens Licenciados promovido pela Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida, através do Programa Vida Ativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional, realizou a 2.ª edição do curso de Empreendedorismo entre os dias 16 de março e 5 de maio de 2015.
 
Destinado a jovens licenciados em situação de desemprego, este curso integrou um grupo de 22 formandos que desenvolveu competências pessoais e motivacionais, de gestão e de empreendedorismo, através da utilização de metodologias pedagógicas inovadoras e de formadores de referência.

 

Através desta metodologia inovadora, permite-se uma articulação entre as necessidades identificadas na região e o desenvolvimento de oportunidades e desafios conducentes à criação de emprego/desenvolvimento de projetos de negócio, empresarial ou social.

 

O curso terminou no dia 5 de maio com a apresentação dos projetos pelos formandos a um Juri e outras entidades e empresas que participaram na formação, tendo sido selecionados 5 projetos para serem acolhidos gratuitamente nas incubadoras da ADRAL/Évoratech (2), do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora (2) e do PCTA – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo (1) durante um período de 6 meses. Esta incubação resulta de uma parceria estabelecida entre a FEA e cada uma destas entidades.

 

O jurí integrou os representantes das referidas incubadoras, Alexandra Correia, da Évoratech, Vitor Barbosa, do NERE e João Carlos Mateus, do PCTA. Fizeram também parte do júri Teresa Dieb, em representação do Centro de Emprego e Formação Profissional de Évora, e Henrique Sim-Sim, em representação da Fundação Eugénio de Almeida.
 
Os projetos vencedores foram o “SIMLAB”, de Marta Pereira, ligado à área da investigação e desenvolvimento de soluções informáticas; o “Talego”, de Donzília Galvão e o “Wear Wool”, de Tânia Neves, que aliam o design aos produtos tradicionais, à cortiça e lã, respetivamente; o “Alentejo Verde”, de Nuno Bragança, na área da reutilização de resíduos para a produção de energia, e o projeto “Feel Évora”, que pretente atrair os turistas à cidade de Évora através dos sentidos (valorização e promoção dos produtos regionais), de Ana Barreiros, José Miguel Soares e Sérgio Simões.

 

Face ao sucesso destas duas primeiras edições, o IEFP e a Fundação Eugénio de Almeida acordaram já a realização de novas edições deste Curso, que muito em breve serão divulgadas.

 

QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_1  QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_2

QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_3  QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_7

QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_4  QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_5

QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_6  QTS-2.ªEdiçãoCursoEmpr_7

Partilhar conteúdo: