Projeto desenhado no Laboratório para Novas Ideias Sociais da Fundação Eugénio de Almeida em destaque no programa Sociedade Civil da RTP2

O Projeto Raízes, cujas entidades promotoras são a CERCIDIANA (Évora) e a Casa João Cidade (Montemor-o-Novo), foi recentemente objeto de destaque no Programa Sociedade Civil, emitido no dia 3 de Junho pela RTP2.


Elsa Sampaio, Presidente da Direção da CERCIDIANA e Sandra Alfaiate, técnica desta instituição, foram convidadas a participar num programa dedicado ao tema da Horticultura Social e Terapêutica para prestar o seu testemunho sobre o Projeto Raízes. 


Este projeto de agricultura biológica, inclusiva e sustentável, irá recorrer ao cultivo em plataformas para pessoas com mobilidade reduzida, clientes desta instituição, permitindo criar um atividade com cariz lucrativo de elevado impacto social.


O Projeto Raízes foi uma das iniciativas concebidas na primeira edição do Laboratório para Novas Ideias Sociais, uma iniciativa da Fundação Eugénio de Almeida, com o IES-Social Business School como parceiro de formação, recorrendo à metodologia Bootcamp de Empreendedorismo Social.


Este projeto contou com o apoio por parte da FEA e do IES-SBS no seu desenvolvimento conceptual e metodológico, tendo sido apoiado financeiramente para o desenvolvimento e implementação de um piloto, obtendo assim informação sobre o efetivo resultado da iniciativa.


Como resultados esperados, deverá ser comprovada a viabilidade económica e social do mesmo, nomeadamente ao nível da capacidade de envolvimento dos clientes das instituições promotoras, da rentabilidade do terreno de cultivo, da capacidade de escoamento do produto, da eficácia da rede de parcerias a estabelecer e do potencial para gerar receitas.


As obras de adaptação tiveram início em finais de Agosto, e espera-se que na próxima campanha agrícola os clientes da CERCIDIANA possam já usufruir deste investimento social.

 

QTS_Cercidiana_1  QTS_Cercidiana_2

QTS_Cercidiana_3  QTS_Cercidiana_4

 

Similar iniciativa está a ser desenvolvida pela Casa João Cidade, em Montemor-o-Novo, estando previsto o inicio das obras para breve.

Partilhar conteúdo: