150 jovens reuniram-se sobre o tema Empreendedorismo Social

 

A Fundação Eugénio de Almeida realizou, no dia 23 de Março, o I Encontro – Juventude e Empreendedorismo Social, iniciativa que reuniu perto de 150 jovens da cidade.

 

Este Encontro teve como objetivo promover a reflexão sobre o Empreendedorismo Social, e surge na sequência do trabalho desenvolvido pela Fundação no âmbito do programa de capacitação de competências empreendedoras, com especial enfoque no empreendedorismo social.

 

Desde de o inicio do ano que a Fundação Eugénio de Almeida, juntamente com o NERE, tem vindo a realizar um conjunto de sessões formativas e de aceleração de competências sobre empreendedorismo social, estando a participar alunos das escolas secundárias da cidade de Évora, nomeadamente Escola Severim de Faria, Escola André de Gouveia, Escola Gabriel Pereira e Escola Profissional da Região Alentejo.

 

Este Encontro integrou uma conferência intitulada A Família Eugénio de Almeida e o Empreendedorismo Social: Uma Visão de Futuro, proferida por Rui Carreteiro, Coordenador da Área de Património e Investigação da Fundação Eugénio de Almeida, a visualização de alguns vídeos alusivos ao empreendedorismo e uma comunicação designada Empreendedorismo Social, o que é isso?, apresentada por Henrique Sim-Sim, Assessor da Secretária Geral e Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida. Seguidamente foi apresentado o trabalho da associação PédeXumbo, por Marta Guerreiro, enquanto boa prática de empreendedorismo social, nomeadamente no que diz respeito à salvaguarda e valorização do património cultural e tradicional.

 

No final os jovens foram convidados a participar em algumas dinâmicas representativas do trabalho que tem sido feito em prol da preservação e desenvolvimento da cultura tradicional, bem como outras dinâmicas que permitiram uma breve reflexão em torno da importância da participação dos jovens na comunidade que se refletem em práticas de empreendedorismo social.

 

Esta iniciativa encontra-se integrada num plano mais alargado de promoção do empreendedorismo social que a Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a desenvolver, e é financiado pelo Programa CLDS VIDAS ATIVAS 3G no qual a Fundação é Entidade Executora particularmente na temática do empreendedorismo.

 

QTS_ENC_JUVENTUDE_1  QTS_ENC_JUVENTUDE_2
QTS_ENC_JUVENTUDE_3  QTS_ENC_JUVENTUDE_4
QTS_ENC_JUVENTUDE_5  QTS_ENC_JUVENTUDE_6
QTS_ENC_JUVENTUDE_7  QTS_ENC_JUVENTUDE_8
QTS_ENC_JUVENTUDE_9  QTS_ENC_JUVENTUDE_10

Partilhar conteúdo: