Iniciativa Empreendedorismo nas Escolas premeia 3 projetos de jovens alunos

A Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito da sua missão social, tem vindo a desenvolver um vasto programa de capacitação de competências empreendedoras, com especial enfoque no empreendedorismo social, junto dos alunos da escola secundária Severim de Faria e da Escola Profissional da Região Alentejo - EPRAL.


Após alguns meses de trabalho, realizou-se no dia 31 de maio, no Fórum Eugénio de Almeida, o evento Empreendedorismo nas Escolas – Encontro Final, no qual os jovens apresentaram as suas ideias e projetos para responder às necessidades do nosso território e comunidade, junto de um Júri que avaliou a Ideia, a inovação, a comunicação entre outros critérios, tendo sido selecionados 3 projetos que irão visitar o Ecossistema Empreendedor de Lisboa.


O júri integrou os representantes dos parceiros desta iniciativa, Fundação Eugénio de Almeida e NERE, Carla Lã-Branca e Paula Paulino, respetivamente, Sandra Bolas da empresa empresa F. Mendes Bolas, SA – Óptica Havaneza, David Cravinho da ADRAL e Luís Carvalho da Adecco.


Os projetos vencedores foram o “DogPark”, de Bernardo Escada, Tiago Escada, Miguel Figueiredo e Daniel Dordio, um projeto que aposta na criação de um espaço que permita a toda a população que tenha como animal de estimação o cão, usufruir de um local que promove a relação de bem estar entre donos e animais e que, simultaneamente, está adaptado com equipamentos que permitem treinar os cães, contribuindo também para a preservação ambiental da cidade; o “Tuk Tuk sobre Rodas”, de Ana Maltinha e Catarina Pontes, que incide na disponibilização de Tuk Tuk adaptados a pessoas com mobilidade reduzida que permitem a deslocação ao património histórico da cidade, disponibilizando 3 roteiros alternativos, conforme os públicos: Roteiro Jovem, o Roteiro Familiar e o Roteiro Gastronómico/Vitivinícola; o projeto “Crowns”, de Maria Inês Russo, Maria Margarida Afonso, Maria Relvas e Ana Mestre que tem como objetivo criar uma marca de lingerie inovadora, feminina e masculina, com aplicações em cortiça.


Estiveram presentes nesta iniciativa cerca de 100 pessoas e foram apresentados 18 projetos pelos jovens alunos. A abertura deste Encontro foi efetuada por Carla Lã-Branca, Técnica da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida e por Vítor Barbosa, Presidente da Direção do Núcleo Empresarial da Região de Évora.


Este programa encontra-se integrado num plano mais alargado de promoção do empreendedorismo social que a Fundação Eugénio de Almeida tem vindo a desenvolver, e é financiado pelo Programa CLDS VIDAS ATIVAS 3G no qual a Fundação é Entidade Executora para os eixos 1 e 3.

 

QTS_ENC_FINAL_1   QTS_ENC_FINAL_2

QTS_ENC_FINAL_3   QTS_ENC_FINAL_4

QTS_ENC_FINAL_5   QTS_ENC_FINAL_6

QTS_ENC_FINAL_7   QTS_ENC_FINAL_8

Partilhar conteúdo: