Creativity & Innovation Challenge

“Uma viagem sem volta” vence 1º Creativity & Innovation Challenge powered by FEA

A Fundação Eugénio de Almeida promoveu no passado dia 14 de Março a 1ª Edição do Creativity & Innovation Challenge, em parceria com a Junior Achievement Portugal.

Neste dia, durante 8 horas, 35 alunos do Ensino Secundário da cidade de Évora, divididos em 6 equipas, responderam a um desafio social, tendo para isso o apoio de voluntários mentores.

O C&IC consiste num encontro para a resolução de um problema social proposto (prevenção de consumos de substancias psicoativas), para o qual, através de processos inovadores e criativos, e com a ajuda de mentores, os jovens desenvolveram soluções. A metodologia utilizada foi a do business social canvas, através do princípio de “Learning by Doing”.

Com a implementação deste projeto, pretende-se que os alunos desenvolvam competências interpessoais e empreendedoras, espírito de iniciativa, habilidade para trabalhar em equipa, capacidade de resolver problemas e que aprendam a trabalhar com prazos reduzidos.

Colaborou nesta iniciativa o Centro de Recursos Integrados da Administração Regional de Saúde do Alentejo, através do seu Coordenador Paulo Jesus, que apresentou e contextualizou o problema social a ser resolvido pelos jovens, nomeadamente a prevenção precoce de consumos de substancias psicoativas e da novíssima dependência dos ecrãs.

Participaram jovens da Escola Severim de Faria, da Escola Gabriel Pereira e da Escola Profissional da Região Alentejo, tendo o Júri sido constituído por Paulo Resende da Silva, Professor Convidado de Gestão na Universidade de Évora, Tomás Caeiro, um jovem empreendedor, e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida.

Foram 6 as soluções apresentadas pelos jovens eborenses para o desafio que durante 8 horas trabalharam numa solução com o apoio de 7 voluntários – mentores sobre o tema “Como prevenir os consumos, com ou sem substâncias psicoativas”.  No final do evento, cada equipa apresentou a sua ideia perante um Júri, constituído por Tomás Caeiro (City Check), Paulo Resende da Silva (Universidade de Évora), e Henrique Sim-Sim (FEA).

“Uma viagem sem volta”, foi a ideia vencedora do Encontro, à qual se seguiram, a “Stop by Sales” e a “ APP Tecnology” em segundo e terceiro lugar, assim como as  ideias  “ Phone Kid”, “100 desculpas” e “ Eu (A)provo”.

As 3 equipas vencedoras vão agora receber mentoria por mais 2 meses para melhorar o seu projeto e, depois, apresentar as suas ideias no Fórum Nacional para o Álcool e Saúde, em Lisboa.

Segundo Henrique Sim-Sim, Coordenado da Área Social e de Desenvolvimento da FEA, “esta iniciativa insere-se no nosso Programa de Empreendedorismo e Inovação Social, trabalhando desde cedo as competências empreendedoras e sensibilizando a comunidade educativa para alguns problemas sociais, apostando na transformação social através da capacitação das novas gerações”.

 

  

 

 

 

 Ação realizada no dia 14 de março de 2018, no âmbito do CLDS 3G Vidas Ativas.

 Veja mais imagens na nossa página de Facebook:

 https://www.facebook.com/BVFEA/

 

 

Partilhar conteúdo: