Programa Cidadãos Ativ@s

Apresentado na Fundação Eugénio de Almeida

No passado dia 10 de setembro, a Fundação Eugénio de Almeida associou-se à Fundação Calouste Gulbenkian e à Fundação Bissaya Barreto para promover uma apresentação pública do Programa Cidadãos Ativ@s, no âmbito do Fundo EEA Grants.

Este programa, com um orçamento global de 11 milhões de euros, é gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, tem como objetivo fortalecer a Sociedade Civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos vulneráveis.

Com as primeiras Calls abertas, a Fundação Eugénio de Almeida acolheu esta sessão pública que reuniu um total de 93 participantes, nomeadamente dirigentes e técnicos de organizações do terceiro setor, empreendedores e público em geral.

A Sessão iniciou-se com a abertura institucional por parte de Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, seguida posteriormente de um enquadramento acerca do Programa Cidadãos Ativ@s por parte de Mafalda Leónidas, da Fundação Calouste Gulbenkian. A fechar a primeira parte do Workshop esteve Lúcia Santos, Administradora Executiva da Fundação Bissaya Barreto. A segunda parte da Sessão contou com uma intervenção de Maria Rosário Pinheiro Docente na Universidade de Coimbra, especialista em planeamento e desenvolvimento de Projetos de Intervenção Social. Por último, o consultor João Carreira apresentou detalhadamente a forma de apresentação das candidaturas e prestou esclarecimentos diversos neste domínio.

O acesso a financiamento para projetos é feito através de concursos anuais, sendo a seleção de projetos a aprovar efetuada com base no mérito relativo das candidaturas.

O Regulamento do Programa e outros materiais, como o Manual do Promotor, encontram-se disponíveis online em www.cidadaos-ativos.pt.

A Área Social da Fundação Eugénio de Almeida promove regularmente apresentação de instrumentos de financiamento, concursos de empreendedorismo e outras iniciativas de apoio às organizações do terceiro sector e aos empreendedores sociais.

  

 

Partilhar conteúdo: