Centro de Inovação Social da FEA já é uma realidade!

Após vários anos de desenvolvimento de várias iniciativas e atividades para a promoção do empreendedorismo e da inovação social pela Fundação Eugénio de Almeida, que resultaram em 2016 na assinatura de um Protocolo de Colaboração com o governo português para a dinamização da inovação e empreendedorismo social no Alentejo, a Fundação deu mais um passo concreto e sinalizou o arranque, no passado dia 16 de novembro, do Centro de Inovação Social (CIS-FEA), uma estrutura-âncora que capacita, mobiliza e acolhe indivíduos, organizações, entidades públicas e do sector privado, com o objetivo comum de promover soluções sociais inovadoras em particular as que procuram dar resposta aos problemas do território de baixa densidade em que nos inscrevemos, como o envelhecimento e isolamento das pessoas.
 
Este evento, ao qual se dignou participar a Senhora Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa Maria Manuel Leitão Marques, foi amplamente participado, tendo estado presentes mais de 200 pessoas provenientes do sector da economia social, empresas, administração pública, academia, distintos profissionais na área da inovação social e muitos beneficiários de diversas atividades promovidas pela Área social e de Desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida, com as quais a Fundação tem vindo a construir uma relação de muita proximidade e cumplicidade.
 
O Encontro para a Inovação e Investimento Social no Alentejo, iniciativa que enquadrou este evento, iniciou-se com uma visita guiada pelo espaço do CIS-FEA pela Secretária Geral da Fundação, Maria do Céu Ramos, e pelo Coordenador da Área Social e de Desenvolvimento, Henrique Sim-Sim, entre outras individualidades.
 
O programa de inauguração contou com uma visita a Sala do Dialogue Café, uma sala orientada para a sociedade civil que, através de uma rede aberta de vídeo conferência, a coloca em diálogo com outras comunidades para a partilha de conhecimento, ideias e projetos, ao nível mundial.
 
A Sala Dialogue Café do Centro de inovação Social é particularmente focada nos temas do empreendedorismo e inovação social, e foi apresentada por Henrique Sim-Sim, contando também com a presença de Helena Barroco, coordenadora técnica da Associação Dialogue Café, organização fundada e liderada pelo Dr. Jorge Sampaio, e por Rui Barroso, e por Rui Barroso, na qualidade de Diretor na DECSIS e Membro do Conselho de Administração da ADRAL. Foi ainda possível testar e realizar uma breve ligação em direto à sala Dialogue Café da ADRAL, localizada na sua incubadora tecnológica, a Evorartech.
 
De seguida, realizou-se um encontro informal com empreendedores sociais incluídos no Programas de Aceleração de Empreendedorismo Social que a FEA desenvolve no âmbito do projeto transfronteiriço designado de EFES. Aqui, os convidados tiveram a oportunidade de conversar com alguns empreendedores sociais e conhecer melhor as suas ideias e projetos. Por último, a artista plástica Susana Marques,  responsável pelas ilustrações do CIS-FEA, apresentou o trabalho desenvolvido de mapas de conceitos particularmente desenhados para o Centro de Inovação Social, e que agora decoram as paredes do mesmo.
 
Este evento incluiu ainda um debate sobre inovação e investimento social, cuja abertura ficou a cargo da Senhora Secretária Geral da FEA e da Senhora Ministra da Presidência, sinalizando assim o arranque do CIS-FEA.
 
Após esta sessão, Kim Kim Kreilgaard, Chefe do Escritório de Representação do Grupo BEI em Portugal, apresentou uma interessante cominicação sobre o papel do BEI na área da inovação social.
 
O encontro, que seguiu em forma de mesa redonda, contou com a participação do Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, do Diretor de Transformação Digital da DECSIS, Rui Barroso, o Diretor da Direção Comercial de Economia Social e Sector Público da Caixa Económica Montepio, Fernando Amaro, e Miguel Neiva,  Empreendedor Social, promotor do projeto ColorADD. A conversa e debate foram moderados por Luís Matias, jornalista.
 
De realçar a presença dos Senhores Presidente e Vice-Presidente da CCDRA e do Presidente da CIMAC, entre outras individualidades regionais, bem como a presença dos investidores sociais do CIS-FEA, nomeadamente Nuno Mota Pinto, Administrador do Montepio; Rui Martins, Administrador E&Y; Manuel Silva, Administrador DECSIS; e Artur Moreira, diretor na CISCO.
 
O Centro de Inovação Social é um espaço de comunidade – de comunidades que disponibilizará um vasto programa de ação promovendo a capacitação, promoção, incubação e aceleração de iniciativas de empreendedorismo social, em paralelo com a continuidade do papel facilitador e polinizador de todo o ecossistema de inovação social do Alentejo, com intuito de gerar transformação e mudança para difundir impacto social.
 
Os passos seguintes deste projeto têm a ver com a sua divulgação junto da comunidade, com a dinamização do lugar de onde agora está ancorado, no centro histórico da cidade de Évora, e com a dinamização das várias iniciativas incluídas no programa junto dos seus destinatários.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Partilhar conteúdo: