“Share Point” vence 3ª edição do Programa Empreendedorismo Jovem nas Escolas

Projeto apresentado por equipa do IEFP de Évora promove economia circular e reciclagem

A Fundação Eugénio de Almeida promoveu no passado dia 22 de maio a final da 3ª edição do Programa Empreendedorismo Jovem nas Escolas, reunindo perto de 60 jovens do ensino secundário e profissional que durante o ano letivo 2018/2019 desenvolveram as suas ideias e projetos.
 
Neste programa os jovens são desafiados a conhecer melhor os problemas, necessidades e potencialidades do contexto local e após o reconhecimento da realidade social e económica estes adquirem competências de gestão de projeto e de empreendedorismo, desenvolvendo uma ideia inovadora para o problema/necessidade social identificada.
 
Foram apresentados um total de 12 projetos, 6 da Escola Secundária Severim de Faria e 6 do Centro de Formação do IEFP. Para avaliar os projetos, foi constituído um Juri composto por Paula Caeiro, Diretora do Centro de Formação do IEFP de Évora, José Noites, responsável na SOMEFE, Maria Zozaya, investigadora no CIDHEUS da Universidade de Évora, Paula Paulino, Diretora Executiva do NERE, e Henrique Sim-Sim, Coordenador da Área Social da Fundação Eugénio de Almeida.
 
Após a apresentação dos seus pitchs, e face ao interesse e relevância de vários projetos, foram atribuídas menções honrosas aos projetos “Infomato” do IEFP e  “Renart” e “Fora D’oras” da Escola Severim de Faria.
 
Em segundo e terceiro lugar ficaram os projetos “Evora Story Centre” e “Évora Connected”, da Escola Severim de Faria, tendo o projeto “Share Point”, de uma equipa do IEFP, sido o vencedor desta 3ª edição.
 
O “Share Point” pretende promover a economia circular e a reciclagem de roupas, eletrodomésticos e equipamentos informáticos usados, através da entrega e recolha destes bens que serão valorados e, em troca, os utilizadores poderão ter acesso a diferentes serviços prestados.
As equipas distinguidas com as melhores ideias de empreendedorismo vão ter como prémio uma experiência imersiva no Ecossistema Empreendedor de Lisboa, tendo a oportunidade de conhecer algumas das melhores instituições neste domínio, partilhando ideias com empreendedores e outros gestores de espaços emblemáticos, como a Start Up Lisboa ou o Impact Hub Lisboa.
 
Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com NERE, enquadra-se no Centro de  Inovação Social que tem o apoio da Portugal Inovação Social, através do POISE/PT2020, DECSIS, CISCO, OUTSYSMETS, CIMAC, E&Y e MONTEPIO.
 
 
 
 
 
 
 
 

Partilhar conteúdo: