Workshops Realizados em 2011

21-12-2011

CICLOS DE WORKSHOPS 


Para capacitar os dirigentes e chefias intermédias para uma melhor e mais qualificada gestão, foram desenvolvidos em 2011 dois Ciclos de Workshops de forma modular, mas integrada, em áreas temáticas consideradas fundamentais para as organizações do terceiro setor.

 

Em 2011 foram promovidos os seguintes Ciclos de Workshops:

 

a) Gestão do Capital Humano (28h)

Este Ciclo incluiu um conjunto de 4 workshops temáticos: Técnicas de Motivação de Equipas; Criatividade e Inovação; Inteligência Emocional e Gestão de Conflitos. Foram convidados profissionais e académicos, de referência no contexto nacional, para lecionar este conjunto de sessões temáticas, tendo participado um total de 80 representantes de instituições privadas sem fins lucrativos de âmbito social e cultural.

 

 

WCInovação_6

 

 

b) Liderança nas Organizações do Terceiro Setor (28h)

O segundo ciclo de Workshops foi subordinado ao tema fundamental para o sucesso das organizações locais - Liderança -, aprofundando as diferentes vertentes da Liderança nas Organizações do Terceiro Setor, e incluiu as seguintes sessões: Liderar; Comunicação e Liderança; Coordenar e Liderar Equipas de Gestão do Tempo em Liderança. Estiveram presentes neste Ciclo de Workshops 58 representantes das organizações.

 

 

CoordenarEquipas

 

 

OUTROS WORKSHOPS 

Para além dos workshops agrupados por Ciclos temáticos, outras necessidades formativas foram identificadas, promovendo o OSA outras sessões individualizadas.

 

a) Gestão de Lojas em Equipamentos Culturais (7h)

A existência de lojas em equipamentos culturais surge como um investimento âncora que os permite dinamizar cultural e economicamente, contribuindo para a sua sustentabilidade. Nesse sentido, o OSA promoveu esta sessão, na qual participaram 12 representantes de organizações culturais.

 

b) Atualização e Reforço de Competências em Secretariado e Assistentes (14h)

As Secretárias ou Assistentes são elementos fundamentais em qualquer organização. Para além de elementos de ligação entre as Instituições e as Direções e/ou Equipas Técnicas, são também responsáveis pelo trabalho administrativo e de cariz organizativo.

 

Para um desempenho mais eficaz da Organização, a Secretária precisa de amplos conhecimentos técnicos, administrativos e emocionais, que lhe permitam exercer, com qualidade, as suas principais funções. Neste âmbito, o OSA promoveu este Workshop, no qual participaram 14 técnicos administrativos de organizações sem fins lucrativos.

Partilhar conteúdo: