18-11-2023 > 02-06-2024

Centro de Arte e Cultura, Piso 1

Lev Manovich

Unreliable Memories

Lev Manovich

EXPOSIÇÃO

Curadoria de José Alberto Ferreira

De terça-feira a domingo, 10h00-13h00 / 14h00-19h00 | Entrada livre

 

Lev Manovich é uma das figuras mais influentes da arte e cultura digitais. Enquanto professor, teórico e historiador, também afirma as suas posições e expõe os seus (e nossos) desafios enquanto artista. Em "Unreliable Memories", Manovich apresenta obras criadas com recurso a ferramentas de inteligência artificial (IA), a par dos seus desenhos originais, nunca antes expostos. As formas (e preocupações) do nosso tempo são abordadas por alguém que está intimamente familiarizado com elas e que deu contributos significativos para a sua compreensão teórica e crítica. Das sete séries de imagens incluídas na exposição, seis ilustram os processos envolvidos no funcionamento da IA, que responde aos pedidos dos utilizadores acedendo a uma vasta base de dados de imagens e informações da história da arte. Este processo generativo utiliza centenas ou milhares de elementos de formas distintas, únicas e muitas vezes surpreendentes. Não se trata de um processo mecânico, uma vez que o artista tem de elaborar cuidadosamente o seu "pedido" e selecionar as respostas que melhor refletem a sua visão.

O processo criativo do próprio Manovich é ainda mais elaborado. Normalmente, inclui uma variedade de imagens pessoais e da história da arte, juntamente com uma mensagem de texto como entrada para a IA, para controlar com maior precisão a estética dos resultados, permitindo à IA gerar resultados mais surpreendentes. De entre milhares de resultados, seleciona apenas um pequeno número e depois aperfeiçoa cada imagem num software de edição de fotografias, muitas vezes ao longo de meses. Em várias das séries aqui apresentadas, a perspetiva do autor deriva de ligações subtis com a sua biografia. Nascido na Rússia em 1960, apresenta uma leitura muito eloquente e também trágica da realidade e da cultura do seu país como uma série de "memórias pouco fiáveis".

Descarregue AQUI a brochura da exposição
 



PROGRAMA INAUGURAL
18 de novembro
17h00 | Abertura
18h00 | Concerto de música improvisada incluindo elementos gerados por IA, com Nuno Veiga + Filipe Sousa
 

PROGRAMA DE ENCERRAMENTO
2 de junho
11h00 | Visita guiada com o curador, José Alberto Ferreira
Entrada livre
 



LEV MANOVICH
É um teórico da cultura digital, escritor e artista, cujo trabalho tem tido um impacto profundo na forma como pensamos hoje os meios de comunicação e a tecnologia. Foi incluído nas listas ‘25 People Shaping the Future of Design’, da revista Complex Art+Design, em 2013, e '50 Most Interesting People Building the Future', do portal online The Verge, em 2014. Atualmente é Presidencial Professor no The Graduate Center, City University de Nova Iorque e Diretor do Cultural Analytics Lab.

Nas últimas três décadas, Manovich publicou 190 artigos e 15 livros, incluindo Cultural Analytics, Instagram and Contemporary Image e The Language of New Media, descrito como «a história dos media mais sugestiva e abrangente desde Marshall McLuhan». Os seus projetos de arte digital foram exibidos em 12 exposições individuais e 120 exposições coletivas internacionais no Centre Pompidou, ICA London, ZKM, e KIASMA, entre outros.