Conjunto Arqueológico das Murteiras

O Alentejo Central é uma das mais importantes regiões megalíticas da Europa, com perto de um milhar de monumentos conhecidos. O Conjunto Arqueológico da Herdade das Murteiras integra, num espaço muito coerente, vestígios de povoados e de diferentes tipos de monumentos funerários, revelando uma interessante dinâmica de ocupação do espaço e de continuidade cultural, que abarca vários milénios.

O megalitismo é um tipo de arquitetura cerimonial que, na sua origem, se relaciona com o aparecimento das sociedades neolíticas – os primeiros pastores e agricultores da Europa atlântica. Com a revolução neolítica instalaram-se aqui os primeiros povoados sedentários e foram erguidos os primeiros monumentos megalíticos, embora a maior parte deles – os monumentos funerários – tenha sido, efetivamente, construída numa fase posterior, ao longo do 4.º milénio a.C. Os diversos tipos de monumentos megalíticos têm em comum o uso de blocos de pedra de grandes dimensões. São estruturas concebidas para durar e marcar irreversivelmente as paisagens, por isso, muitas foram incorporadas no universo ritual das sociedades subsequentes.

A Herdade das Murteiras localiza-se num ambiente rural excecionalmente bem conservado, na fronteira entre duas realidades distintas que constituem uma síntese da paisagem regional. A Sul, temos uma mancha granítica, com montado denso de sobro e azinho. É aqui que se localiza o importante povoado neolítico, entrelaçado num labirinto de esculturas naturais – os afloramentos de formas caprichosas que estimulam a imaginação de quem os contempla. A Norte, estende-se uma área sem afloramentos notáveis, de maior vocação agrícola, que se prolonga, com algumas variações, até à cidade de Évora.

Note-se que a excecionalidade do megalitismo da região se deve, em boa parte, ao facto de ser, efetivamente, a encruzilhada das três principais bacias hidrográficas do Sul de Portugal: o Tejo-Sado, o Tejo-Guadiana e o Guadiana-Sado.

  • Anta Murteira de Cima
    17-08-2023

    A Anta da Murteira de Cima é uma sepultura coletiva do Neolítico final (segunda metade do 4.º milénio a.C.), construída com blocos de granito e…

    Path_50@2x
  • Povoado das Murteiras
    17-08-2023

    O povoado ocupa uma área com cerca de 12ha, numa lomba granítica relativamente destacada. O contexto físico – certamente idêntico na Pré-história – é…

    Path_50@2x
  • Sepulturas
    17-08-2023

    As sepulturas proto-megalíticas da Hortinha, cronologicamente anteriores às antas de corredor, foram construídas no Neolítico médio, num período…

    Path_50@2x



Neste vídeo, a Arqueóloga Leonor Rocha, da Universidade de Évora, caracteriza o Conjunto Arqueológico da Herdade das Murteiras constituído por um Povoado do Neolítico, as três Sepulturas das Hortinhas e pela Anta da Murteira de Cima.