Qualificação para o Terceiro Setor
Desde 2004 que a Fundação Eugénio de Almeida promove um amplo Programa de Qualificação do Terceiro Sector, o qual foi desenhado a partir de um rigoroso diagnóstico junto destas instituições.
Pretende-se, através deste Programa, contribuir estrategicamente para a capacitação dos dirigentes e técnicos destas organizações, considerando o relevante impacto social que promovem no território.
De acordo com o INE (Conta Satélite da Economia Social, 2016), o terceiro sector era responsável por 6,1% do emprego em Portugal tempo completo, representando 3% do Valor Acrescentado Bruto nacional. No Alentejo, foram identificadas perto de 7.347 organizações sem fins lucrativos.
O Programa de Qualificação do Terceiro Sector da Fundação Eugénio de Almeida via disponibilizar conhecimento, documentação técnica, promover iniciativas de formação e capacitação nas áreas económico-financeira, gestão de recursos humanos, comunicação e marketing, inovação e muitas outras áreas. Anualmente a Fundação promove um diagnóstico de necessidades formativas, adequando a sua proposta às necessidades concretas das Organizações.