CINEMA PARAÍSO

Ciclo de cinema ao ar livre

 

Entre os meses de junho e setembro de 2020, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Eugénio de Almeida promoveu Cinema Paraíso, um ciclo de cinema ao ar livre. O título evoca a obra-prima de Giuseppe Tornatore e a sua visão apaixonada do cinema e da sua magia, uma homenagem oblíqua pela qual quisemos partilhar com o público um pouco dessa magia e paixão.

Em ambiente de festa, com humor e muita música ao vivo, convidámos para o ciclo figuras bem conhecidas do nosso património cinematográfico! Charlie Chaplin, Roscoe ‘Fatty’ Arbuckle, Buster Keaton estiveram presentes. Mas também obras menos conhecidas, como as primeiras produções afro-americanas ou os filmes onde as atrizes do cómico, tantas vezes esquecidas, são protagonistas. Formámos assim uma ampla galeria de personagens que passou durante 10 sábados pelo Jardim Tardoz do Centro de Arte e Cultura.

As sessões com música ao vivo marcaram o ritmo da programação, e deixaram memórias que queremos partilhar consigo. Para lembrar os filmes e os artistas que para eles criaram bandas sonoras originais, em estreito diálogo com as imagens que há cerca de 100 anos andam pelos nossos ecrãs. É parte dessas memórias que aqui partilhamos com alguns dos mais inspirados e divertidos registos do ciclo. Divirta-se!