A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
John Dewey
O Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida, no âmbito dos projetos realizados com escolas e jardins de infância ao longo do presente ano letivo, convida a comunidade educativa para um encontro final que promove a partilha de experiências, bem como uma reflexão alargada sobre o cruzamento das práticas educativas com as práticas artísticas.
Qual a importância de projetos educativos articulados e vinculados com a comunidade? Qual o compromisso das instituições culturais na construção de uma cidadania mais ativa, efetiva e implicada? Qual a importância das emoções nestes processos colaborativos? Quais os desafios das escolas na criação destes lugares de aprendizagem diluídos com a cidade/espaço público?
Estas e outras questões serão o mote para um encontro, um dia de conversa e partilha de experiências com alguns convidados.
8 de julho
Centro de Arte e Cultura
Participação gratuita sujeita a inscrição prévia AQUI
PROGRAMA
9h45
RECEÇÃO E BOAS-VINDAS
10h00 - 13h00
CONFERÊNCIAS
Capazes de ser livres
Com Maria Vlachou (Acesso Cultura)
Qual a relação entre a imaginação e a cidadania ativa? E entre a imaginação e a liberdade? Que papel podem ter os museus na criação de seres humanos livres? Quais as barreiras - físicas, sociais e intelectuais - à participação cultural?
Aprendizagem socio-emocional e bem-estar psicológico em crianças e jovens - uma questão de saúde e desenvolvimento
Com Adelinda Araújo Candeias (Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano - DCMS / CHRC / Universidade de Évora)
Nesta apresentação descreveremos os cursos de capacitação de mediadores de Aprendizagem Sócioemocional e Resolução de Problemas, e os manuais desenvolvidos e outros recursos em desenvolvimento (Curso online, APP, Histórias digitais), desenvolvidos no âmbito dos projetos REFLECT e COMPUSEL.
Autonomia e flexibilização curricular: desafios, exigências e implicações nas práticas docentes
Com Jainete Massuça (Professora do Ensino Básico)
Esta reflexão pretende incentivar os professores a reforçarem o seu papel enquanto atores de ação pública, na construção das políticas educativas, analisando e discutindo problemas/orientações, elaborando respostas, novas questões, conteúdos ou conhecimentos, em interação colaborativa com os pares.
14h30
WORKSHOP
Falar a brincar
Com Diogo Duro
Falar a brincar mostra aos participantes diferentes formas de abordar conteúdos pedagógicos através do jogo lúdico. Uma oficina prática onde exploraremos o lugar das expressões artísticas e o potencial do ato de brincar no desenvolvimento de estratégias de ensino, empatia para com o outro e educação emocional.
16h00
WORKSHOP
Como construir uma coexistência afetiva com uma exposição através de uma radical aceitação do “não saber”?
Com Samuel Silva
Nesta palestra-workshop exploram-se metodologias lúdicas para ativação de processos de mediação entre audiências e programas expositivos. O “não saber” é um reservatório inesgotável de incertezas, dúvidas, perguntas que constituirão, neste encontro, o centro da nossa atenção e o motor da nossa invenção.
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BIOGRAFIAS
Maria Vlachou
Consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e Diretora Executiva da Associação Acesso Cultura. Autora do blog Musing on Culture (e do livro homónimo), onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projeto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”. Foi Diretora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal (2006-2012) e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva (2001-2006). Membro dos corpos gerentes do ICOM Portugal (2005-2014) e editora do seu boletim. Fellow e membro do ISPA – International Society for the Performing Arts (2018, 2020). Alumna do DeVos Institute of Arts Management at the Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, 2011-2013); Mestre em Museologia pela University College London (1994), tendo realizado estágios no Petrie Museum of Egyptian Archaeology e no Natural History Museum; Licenciada em História e Arqueologia (Universidade de Ioannina, 1992).
Adelinda Araújo Candeias
Psicóloga, doutoramento em Psicologia.
Dedica-se ao estudo da inteligência socioemocional e à resolução de problemas interpessoais em crianças e jovens.
Desde Abril de 2002, desenvolve actividade científica autónoma no domínio da Psicologia do Desenvolvimento e da Educação. A área de atividade científica principal é desenvolvimento psicológico em contextos de educação e as suas interações com o bem-estar psicológico e a saúde.
É professora associada com agregação, em Inteligência, Criatividade e Inovação. Integra a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano e o Compreensive Health Research Center.
Jainete da Cunha Massuça
É uma professora que continua sempre a aprender. Uma apaixonada pelas aprendizagens baseadas em projetos com vista ao sucesso escolar dos alunos, onde a prioridade será sempre o bem-estar dos alunos com vista a uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Professora de primeiro Ciclo, com formação em professores do Ensino Básico, pós-graduação em Educação Especial, Mestrado em Psicologia, Sociologia da Educação e Doutoramento em Psicologia, Sociologia e Antropologia da Educação pela Universidade da Extremadura. Jainete dá formação a professores de todos os grupos de recrutamento na área da Autonomia e Flexibilização Curricular com base na metodologia de Projeto. Apaixonada pela sua profissão, não se arrepende de a ter escolhido um dia, em prol do melhor do Mundo “As nossas CRIANÇAS “.
Refere que existe uma frase que a marcou numa conferência e que até hoje está presente nas suas atitudes, aprendizagens e partilhas: “DE QUE VALE ENSINAR A FÓRMULA QUÍMICA DA ÁGUA A UMA CRIANÇA SE ELA CAIR NUMA PISCINA E NÃO CONSEGUIR NADAR??”
Diogo Duro
Começou a sua formação como animador circense no Teatrinho de Santarém, em 1994. Participou em vários projetos ligados ao circo e à animação de rua. Em 2004, ingressou na companhia profissional Pim Teatro onde, durante dez anos, participou em todos os espetáculos da companhia como ator, animador e formador.
Em 2014, licenciou-se em Teatro e iniciou o seu projeto a solo na área do Clown e novo circo “Click to Click”, com a direção de Osvaldo Maggi.
Durante a sua formação, trabalhou com nomes como, Philipe Gaulier, Leo Bassi, Jesús Jara, Jef Jonhson, Johnny Melville, entre outros. Em 2016, fundou a Boa Companhia que se dedica à criação de espetáculos de teatro e música para todos os públicos.
Samuel Silva
Artista Plástico, professor e investigador, vive e trabalha no Porto.
Os seus projetos têm explorado as relações entre a prática artística e o seu contexto social, o envolvimento e participação do público em processos de criação, assim como desenvolvido experiências criativas que problematizam situações intersticiais entre arte e educação.
É Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, doutorado em Educação Artística com a tese "Desenhando-se. Inter-relações entre a experimentação artística e a construção de subjetividades em ambientes de aprendizagem" e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas, sendo ainda membro integrado no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (I2ADS) da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Desenvolve investigação nas áreas da educação artística e mediação em espaços culturais, tendo colaborado nos últimos anos com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, concebendo e coordenando cursos, ações de formação, conversas ou desenvolvendo projetos de índole expositiva.
www.samuel-silva.com