01-10-2022 > 31-05-2023

Serviço Educativo T.: 266 748 350 / servicoeducativo@fea.pt

Museu Portátil

Museu Portátil

60 anos / 60 turmas

No ano em que a Fundação Eugénio de Almeida comemora 60 anos, o Museu Portátil regressa a Évora! Depois de um ano em viagem por outros pontos do Alentejo, o projeto é repensado de forma a incluir propostas diferenciadas para os vários públicos escolares, com sessões nas escolas e na Fundação, ao longo do ano letivo de 2022/2023.

O projeto propõe-se percorrer os caminhos da arte contemporânea e do património cultural, explorando diferentes técnicas e conteúdos artísticos, o debate e o pensamento crítico e criativo.

Cada turma participante irá receber um objeto mediador – o museu portátil – que marcará o ponto de partida do projeto e será o ‘contentor’ de todos os trabalhos produzidos pelas crianças e jovens ao longo do ano.

Uma vez por mês, cada escola parceira irá acolher nas suas instalações uma sessão dinamizada pela equipa técnica do Serviço Educativo da Fundação, nas quais os alunos são desafiados a pensar sobre temas como coleçãoobra de artepaisagempatrimónio ou monumento. De igual forma, e durante o período de duração do projeto, as mesmas turmas serão convidadas a passar um dia na Fundação.

No final do projeto, e com os contributos de todos, será construído um kit pedagógico, para que este museu possa ‘seguir viagem’ ao encontro de outros públicos, noutros, e em muitos locais!
 

Para turmas do ensino pré-escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino especial
Duração: de outubro de 2022 a maio de 2023
Lotação: 60 turmas
Participação gratuita, mediante inscrição prévia

 

SESSÃO 1
Museu Portátil

O que é um museu? E uma coleção? E o que faz com que um objeto do quotidiano possa tornar-se um objeto de museu? Na sessão de apresentação do projeto Museu Portátil, os participantes são convidados a partilhar as suas ideias sobre os museus e o que lá se guarda, sobre o valor das coisas e ainda sobre o que gostariam de guardar num museu. Cada turma recebe um Museu Portátil, que será o contentor de todas as ideias e atividades realizadas ao longo do projeto e faremos juntos um mapa de ideias. 
Palavras-chave: museu / coleção / contentor / valor
 

SESSÃO 2
O que são as obras de arte?

Partindo do caminho que se começou a trilhar na sessão anterior, desafiamos desta vez as nossas ideias sobre as obras de arte. O que são? Quem as faz? Devem ser bonitas? Vemos todos a mesma coisa quando olhamos para uma obra de arte? Nesta sessão, viajamos por entre as dualidades bonito/feio, abstrato/figurativo, individual/coletivo e exploramos a relação que existe entre as ideias dos artistas e os materiais que escolhem utilizar nas suas obras. 
Palavras-chave: arte / significado / autoria / beleza / material
 

SESSÃO 3
Todos os lugares são paisagens?

As paisagens rodeiam-nos. Mas será que reparamos em todas elas? Que tipos de paisagens existem? E quais são, afinal, as paisagens que compõem a experiência de cada um? Na terceira sessão do projeto Museu Portátil, exploramos a ideia de paisagem enquanto construção, individual ou coletiva, marcada pela ação de cada um de nós. Apreciar essa paisagem da melhor maneira depende do lugar onde nos encontramos, depende do nosso ponto de vista, da perspetiva. E se, para observar não podemos prescindir do ponto de vista que temos num dado momento, também não podemos fazê-lo sem atenção. Os participantes serão convidados a criar, com todos os cuidados necessários, uma micropaisagem que os acompanhará para além da duração da sessão. 
Palavras-chave: paisagem / natural / artificial / urbano / rural / micro / macro
 

SESSÃO 4
Património e memória

O que são os monumentos e para que servem? Qual o seu papel na construção da identidade coletiva de um lugar? Serão eles guardiões das memórias e depositários do património que partilhamos? E o que é, então, património? Que patrimónios conhecemos? Do coletivo ao pessoal, o património ajuda a formar a história que é de todos e de cada um. Na sessão que encerra a edição 2022/2023 do projeto Museu Portátil, iremos viajar pela mão dos participantes até ao seu património pessoal, procurar memórias partilhadas e semear juntos ideias para o futuro. 
Palavras-chave: património / monumento / memória / identidade / território
 

SESSÃO 5
Um dia na FEA

As turmas participantes no projeto Museu Portátil são convidadas a passar um dia inteiro nos espaços da Fundação Eugénio de Almeida, num momento à escolha, ao longo do ano letivo. Juntamente com os professores, definiremos um roteiro de acordo com os interesses de cada grupo, entre o património mais antigo da Fundação, os seus jardins e as exposições de arte contemporânea. Será uma excelente oportunidade para conhecer de perto alguns objetos que nos contam a história da família Eugénio de Almeida, mas também do Alentejo e do país, numa aproximação ao património coletivo da região, à experiência do presente e à construção, também partilhada, do futuro.

_______
 

ESCOLAS PARTICIPANTES
Agrupamento de Escolas da Vidigueira
Associação da Creche e Jardim de Infância de Évora
Centro de Atividade Infantil de Évora
Centro Infantil Irene Lisboa
EB 2,3 de Santa Clara
EB de Portel
EB Manuel Ferreira Patrício
EB1 de Canaviais
EB1 de Pedrógão
EB1 de São Manços
EB1 de São Mamede
EB1 de Selmes
EB1 de Vila de Frades
EB1 Galopim de Carvalho
EB1 Hortas das Figueiras
EB1 Nossa Senhora da Glória
EB1 Quinta da Vista Alegre
Jardim Infantil Nossa Senhora da Piedade
JI da Cruz da Picada