No ano em que celebra o seu 60º aniversário, a Fundação promove a Conferência “O Futuro das Organizações da Economia Social no Territórios de Baixa Densidade”, visando refletir e debater o papel deste sector no futuro que se apresenta tão desafiante.
Data: 12 de outubro de 2023
Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida (Rua Vasco da Gama, nº 13 – Évora)
Horário: 14h00 às 16h30
Destinatários: Dirigentes e técnicos de organizações do terceiro setor, investigadores, empreendedores sociais, estudantes e comunidade em geral.
Programa:
14h15 – Sessão de Abertura
Maria do Céu Ramos, Vogal do Conselho Executivo da Fundação Eugénio de Almeida
José Luís Cruz, Diretor do Núcleo de Gestão do Cliente do Centro Distrital do Instituto da Segurança Social de Évora
14h45 – Intervenções
Rogério Roque Amaro, Professor Associado aposentado do ISCTE, no Departamento de Economia, investigador no Centro de Estudos Internacionais.
João César das Neves, Professor Catedrático, é doutorado e licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, lecionando nas áreas de Economia e Ética Empresarial.
Cátia Sá Guerreiro, Diretora do Programa de Gestão de Organizações Sociais da AESE Busines School, Senior Teaching Fellow na área de Fator Humano na Organização e integra a equipa de Coaching. Dirige o Programa de Liderança no Feminino – One Steap Ahead.
15h45 – Debate
Modera Maria da Saudade Baltazar, socióloga e Professora Associada no Departamento de Sociologia da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.
16h15 – Cartuxa de Honra
Participação gratuita, mediante inscrição prévia AQUI
_____
NOTAS BIOGRÁFICAS:
Rogério Roque Amaro, Economista, doutorado em «Analyse et planification du développement» da Université des Sciences Sociales de Grenoble (França). Lecionou como Professor Associado do ISCTE, no Departamento de Economia, as disciplinas de Economia e Políticas de Desenvolvimento e Economia Social, da licenciatura em Economia, coordenando os mestrados de “Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais e Economia Social e Solidária desse mesmo instituto. Foi fundador e Presidente da Direção da PROACT – Unidade de Investigação e Apoio Técnico ao Desenvolvimento Local, à Valorização do Ambiente e à Luta Contra a Exclusão Social – e membro da Direção do Centro de Estudos Africanos do ISCTE. Foi Presidente da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Tem várias publicações sobre temas de Desenvolvimento e Economia Solidária, além de várias comunicações apresentadas em encontros, congressos e colóquios nacionais e internacionais.
João Cesar das Neves, Professor Catedrático, é doutorado e licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, lecionando nas áreas de Economia e Ética Empresarial no The Lisbon MBA, na Licenciatura, nos Masters of Science e nos Programas para Executivos. É também Presidente da Comissão de Ética da CATÓLICA-LISBON, onde foi Presidente do Conselho Científico. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área da economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico. É também colaborador regular do Diário de Notícias e membro de várias organizações católicas.
Cátia Sá Guerreiro, é licenciada em enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Lisboa, mestre em Saúde e Desenvolvimento com especialização em Gestão de Programas e Projetos pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da UNL e doutorada, pela mesma entidade, em Saúde Internacional, ramo de Políticas de Saúde. Depois da passagem pelo Alto Comissariado da Saúde em 2009/2010, concretamente pela Coordenação Nacional para a Infeção VIH/SIDA, área da Cooperação, assumiu a Direção Geral de uma ONG portuguesa, não tendo desde então deixado o trabalho com o Setor de Economia Social. Atualmente colabora com o IHMT em projetos de Cooperação e Investigação em Saúde Internacional, integrando o grupo Global Health and Tropical Medicine para as áreas de Recursos Humanos, Avaliação em Saúde e Planeamento Estratégico. Na AESE assumiu em Maio de 2014 a Direção do GOS – Programa de Gestão de Organizações Sociais , é senior teaching fellow na área de Fator Humano na Organização e integra a equipa de Coaching. Dirige o Programa de Liderança no Feminino – One Steap Ahead.
Maria da Saudade Baltazar, é doutorada em Sociologia e Professora Associada no Departamento de Sociologia da Universidade de Évora (Escola de Ciências Sociais). É Investigadora Integrada do CICS.NOVA tendo coordenado o Polo da Universidade de Évora (2015-2020). Integra a equipa coordenadora da Secção Temática Segurança, Defesa e Forças Armadas da Associação Portuguesa de Sociologia e o Board Members do Regional NetWork Southern European Societies da Associação Europeia de Sociologia. Desde 1990, leciona nas áreas do Desenvolvimento (regional e local, desigualdades territoriais e sociais nas suas diferentes escalas de intervenção, políticas públicas), do Planeamento (metodologias participativas, acompanhamento e avaliação de programas e projetos) e da Defesa, Segurança e Desenvolvimento (Estudos da Paz e Resolução de Conflitos). Nesses domínios científicos tem orientado dezenas de teses de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, publicado e coordenado/participado em diversos projetos de investigação