Data de Realização: 10, 11 e 12 de julho de 2024
Duração: 21h
Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, Rua Vasco da Gama n.º 13 - Évora)
Horário: 09h30 às 17h30
Destinatários: Dirigentes/técnicos de organizações do terceiro setor do Alentejo Central com responsabilidade na área da gestão.
Objetivo Geral: Promover o conhecimento de ferramentas que permitam desenvolver e/ou melhorar a estratégia de comunicação das organizações, bem como reforçar competências de planeamento, implementação e monitorização nas redes sociais, visando constituir e manter uma presença impactante da organização nas plataformas digitais.
Conteúdos Programáticos:
Módulo 1: Comunicação Institucional
10 de julho
- A imagem e reputação das organizações do terceiro sector
- A importância da imagem e reputação para o sucesso das organizações do terceiro sector.
- Fatores que influenciam a imagem e reputação das organizações.
- Estratégias para construir e gerir a imagem e reputação.
- Comunicar com os stakeholders: media, governo, comunidade
- Identificação dos principais stakeholders das organizações do terceiro sector.
- Estratégias de comunicação para cada tipo de stakeholder.
- Técnicas de media relations e porta-voz.
- Comunicação em situações de crise.
Formador: João Nasi Pereira.
Módulo 2 - Comunicação Interna
11 de julho
- A importância da comunicação interna eficaz para o sucesso das organizações do terceiro sector.
- O papel da comunicação interna na coesão das equipas e na motivação dos colaboradores.
- Canais e ferramentas de comunicação interna eficazes.
- Boas práticas de comunicação interna para o setor associativo.
- Definição dos objetivos da comunicação interna.
- Identificação dos públicos-alvo da comunicação interna.
- Elaboração de um plano de comunicação interna.
- Implementação e monitorização da estratégia de comunicação interna.
- Aspetos específicos da comunicação de projetos financiados
Formadora: Ana Ferreira.
Módulo 3: Marketing Social - Gestão de Redes Sociais
12 de julho
- O poder das redes sociais para as organizações do terceiro sector
- As principais redes sociais e as suas características.
- Definição dos objetivos da presença nas redes sociais.
- Criação de conteúdo relevante e envolvente para as redes sociais.
- Gerir as redes sociais das organizações do terceiro sector
- Elaboração de um plano de gestão de redes sociais.
- Ferramentas para gestão de redes sociais.
- Monitorização e análise dos resultados da presença nas redes sociais.
Formadora: Ana Ferreira.
Modalidade de Formação: Contínua
Forma de Organização da Formação: Em sala
Equipa de Formadores:
João Nasi Pereira - Partner fundador da Hora das Palavras, possui uma vasta experiência em comunicação e relações-públicas em várias empresas a nível nacional. Mais recentemente trabalhou marcas como o Facebook, Instagram e Karl Logarfeld. Colabora com a Academia de Marketing Digital e é desde fevereiro de 2024 Assistente Convidado do Instituto Politécnico de Portalegre.
Ana Ferreira - Licenciada em Comunicação Empresarial, especialização em Gestão de Marketing pelo IPAM e atualmente mestranda em Marketing e Estratégia pela NOVA School of Business and Economics, tem mais de 12 anos de experiência em comunicação e relação com o cliente em várias organizações. É Formadora em Vendas, Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Assessoria de Imprensa.
Critérios de Seleção:
- Ter vínculo laboral a uma instituição privada sem fins lucrativos;
- Desempenhar funções relacionadas com a área da comunicação;
- Data de inscrição;
- Dar-se-á preferência às instituições do distrito de Évora.
Valor da Inscrição: 50€
Prazo para Inscrição: 4 de julho
LINK para inscrição.