10-07-2024

Gestão das Organizações do Terceiro Setor: Curso Intensivo de Comunicação

Data de Realização: 10, 11 e 12 de julho de 2024
Duração: 21h
Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, Rua Vasco da Gama n.º 13 - Évora)
Horário: 09h30 às 17h30

Destinatários: Dirigentes/técnicos de organizações do terceiro setor do Alentejo Central com responsabilidade na área da gestão.

Objetivo Geral: Promover o conhecimento de ferramentas que permitam desenvolver e/ou melhorar a estratégia de comunicação das organizações, bem como reforçar competências de planeamento, implementação e monitorização nas redes sociais, visando constituir e manter uma presença impactante da organização nas plataformas digitais.

Conteúdos Programáticos:

Módulo 1: Comunicação Institucional
10 de julho
- A imagem e reputação das organizações do terceiro sector

  • A importância da imagem e reputação para o sucesso das organizações do terceiro sector.
  • Fatores que influenciam a imagem e reputação das organizações.
  • Estratégias para construir e gerir a imagem e reputação.

- Comunicar com os stakeholders: media, governo, comunidade

  • Identificação dos principais stakeholders das organizações do terceiro sector.
  • Estratégias de comunicação para cada tipo de stakeholder.
  • Técnicas de media relations e porta-voz.
  • Comunicação em situações de crise.

Formador: João Nasi Pereira.

Módulo 2 - Comunicação Interna
11 de julho

- A importância da comunicação interna eficaz para o sucesso das organizações do terceiro sector.

  • O papel da comunicação interna na coesão das equipas e na motivação dos colaboradores.
  • Canais e ferramentas de comunicação interna eficazes.
  • Boas práticas de comunicação interna para o setor associativo.
  • Definição dos objetivos da comunicação interna.
  • Identificação dos públicos-alvo da comunicação interna.
  • Elaboração de um plano de comunicação interna.
  • Implementação e monitorização da estratégia de comunicação interna.
  • Aspetos específicos da comunicação de projetos financiados

Formadora: Ana Ferreira.

Módulo 3: Marketing Social - Gestão de Redes Sociais
12 de julho
- O poder das redes sociais para as organizações do terceiro sector

  • As principais redes sociais e as suas características.
  • Definição dos objetivos da presença nas redes sociais.
  • Criação de conteúdo relevante e envolvente para as redes sociais.

- Gerir as redes sociais das organizações do terceiro sector

  • Elaboração de um plano de gestão de redes sociais.
  • Ferramentas para gestão de redes sociais.
  • Monitorização e análise dos resultados da presença nas redes sociais.

Formadora: Ana Ferreira.

Modalidade de Formação: Contínua
Forma de Organização da Formação: Em sala

Equipa de Formadores:

João Nasi Pereira - Partner fundador da Hora das Palavras, possui uma vasta experiência em comunicação e relações-públicas em várias empresas a nível nacional. Mais recentemente trabalhou marcas como o Facebook, Instagram e Karl Logarfeld. Colabora com a Academia de Marketing Digital e é desde fevereiro de 2024 Assistente Convidado do Instituto Politécnico de Portalegre.

Ana Ferreira - Licenciada em Comunicação Empresarial, especialização em Gestão de Marketing pelo IPAM e atualmente mestranda em Marketing e Estratégia pela NOVA School of Business and Economics, tem mais de 12 anos de experiência em comunicação e relação com o cliente em várias organizações. É Formadora em Vendas, Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Assessoria de Imprensa.

Critérios de Seleção:
- Ter vínculo laboral a uma instituição privada sem fins lucrativos;
- Desempenhar funções relacionadas com a área da comunicação;
- Data de inscrição;
- Dar-se-á preferência às instituições do distrito de Évora.

Valor da Inscrição: 50€

Prazo para Inscrição: 4 de julho

LINK para inscrição.