Data de Realização: 12 e 13 de setembro de 2023
Local: Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida (Rua Vasco da Gama n.º 13 - Évora)
Horário: 09h30 às 17h30
Carga Horária: 14h em sessões presenciais + 10h de trabalho remoto (regime híbrido)
Destinatários: Pessoas que fazem comunicação, formação e atendimento técnico – que trabalham ou têm interesse em trabalhar com pessoas adultas: em bibliotecas ou ONG, associações de pais, no ensino formal ou não-formal, nas áreas de inclusão social, cultural e educacional.
Objetivo Geral: Aumentar as competências de literacia para os média (MIL) de pessoas adultas.
Objetivos de Aprendizagem:
No final do workshop as pessoas participantes estarão aptas a:
- Conhecimento
- Compreender o papel e a linguagem dos média;
- Utilização consciente e sensível dos média na promoção dos dos direitos humanos;
- Compreender as funções e o poder dos média no espaço de informação globalizado.
- Aplicação
- Utilizar os principais instrumentos para identificar casos de perturbações de desinformação, tais como fake news;
- Utilizar as principais técnicas de segurança online, para contrariar as perturbações de desinformação, como o discurso de ódio online;
- Criar produtos próprios de média, através de recursos digitais - e transmitir valores de direitos humanos e/ou desconstruir estereótipos;
- Divulgar os conhecimentos adquiridos na formação junto de adultos e do público em geral.
Conteúdos Programáticos:
- Módulo 1: Regras de grupo: ética e privacidade nos média
- Módulo 2: Competências Base de MIL- Literacia para os média e informação:
- Como funcionam os média – pensamento crítico e produção/receção (bolhas, enviesamento);
- Como funcionam os média – estruturas de produção de um ecossistema híbrido;
- Géneros e produção mediática
- Módulo 3: Estereótipos, discursos de ódio – ferramentas base para desconstruir e gerir;
- Módulo 4: Desinformação: má informação, informação dolosa e fake news – ferramentas para reconhecer e gerir, produção mediática;
- Módulo 5: Oficinas de ferramentas de produção: fotografia, narrativas visuais, vídeo, podcast, redes sociais e campanhas de média.
Equipa de Formadores:
- Alexandra Figueiredo - Socióloga, analista de média na Entidade Reguladora para a Comunicação Social com experiência em temas como migrações, igualdade de género, pluralismo político, sustentabilidade e literacia;
- Arlindo Horta - Formado em Cinema e em Antropologia - Guionista, realizador e doutorando em Antropologia Visual pela Universidade Nova de Lisboa;
- Bruna Afonso - Formada em Ciências da Comunicação, variante jornalismo - analista de média na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, participa em projetos de Literacia para os Media desde 2012;
- Eduardo Amaro - Realizador e Mestre em Realização Cinematográfica pela Escola Superior de Teatro e Cinema - formador em Cinema e fotografia;
- Sandra Oliveira - Formada em Ciências da Comunicação e em Antropologia Visual - jornalista, guionista e investigadora, trabalha em Literacia para os Média e em Comunicação para o desenvolvimento e Educação para a cidadania global desde 2006;
- Sara Nasi - Psicóloga social - facilitadora experiente em dinâmicas de grupo e empowerment em temas como Direitos Humanos, Migrações, Igualdade de género e Literacia para os Média;
Prazo para inscrição: 7 de setembro
Inscrição Gratuita e entrega de certificado de participação a quem frequentar no mínimo 85% das sessões
Vagas: 30
Critérios de Seleção: Data de inscrição
LINK para Inscrição