Apresentação pública do livro
Data: 29 novembro 2023
Horário: 18h00
Local: Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida

Data: 29 novembro 2023
Horário: 18h00
Local: Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida acolhe, no próximo dia 29 de novembro, a apresentação do livro «O Modernismo de Delfim Maya» pela autora Maria José Maya e do Prémio Escultor Delfim Maya, destinado a estudantes do ensino superior e artistas plásticos até aos 30 anos de idade.
O evento conta com a intervenção do historiador de arte Paulo Simões Rodrigues que enquadra a obra do escultor no contexto artístico nacional e internacional da época com destaque para a peça João Núncio - ferro curto (1945) da coleção privada da Fundação Eugénio de Almeida.
A entrada é livre.
Maria José Maya bio
Maria José Maya, neta do escultor Delfim Maya (1886-1978) é licenciada em Filosofia e mestre em História de Arte, com a Dissertação «O modernismo de Delfim Maya». Investigadora sobre Delfim Maya e sobre escultura, coordenou os livros «Delfim Maya» e «Escultura e Desporto em Portugal», ambos editados pela Inapa, em 1998 e 2005. Publicou ainda «A gaivota do mar», livro de contos para crianças na ASA Juvenil, «A autoridade do Professor», Dissertação de Mestrado em Educação, na Texto Editora, e dois livros de poesia, «Do barro à luz» e «Chamas». Foi Presidente da 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, na qual esteve à frente das comemorações, em 2014/2015. É declamadora e animadora de tertúlias poéticas.
Paulo Simões Rodrigues bio
Paulo Simões Rodrigues, é Doutorado em História da Arte pela Universidade de Évora, Professor Auxiliar do Departamento de História e Diretor da unidade de investigação Centro de História da Arte e Investigação Artística da mesma universidade.